Hegel e a apercepção pura transcendental de Kant

Controvérsia 18 (1):16-36 (2022)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Neste artigo abordo a questão da interpretação de Hegel acerca do conceito de apercepção pura transcendental em Kant. Como procuro mostrar, Hegel inicialmente faz uma análise positiva do argumento kantiano acerca da apercepção, concordando com Kant sobre a unidade e o caráter pensante e autorreferente do eu. Com efeito, para Hegel, Kant elabora uma compreensão muito importante sobre a natureza do conhecimento, ao afirmar que a unidade conceitual da autoconsciência constitui a unidade do objeto. Contudo, por outro lado, Hegel analisa o argumento kantiano sob outra perspectiva, sustentando que Kant não desenvolve coerentemente a tese da unidade da apercepção pura e acaba por considerar a autoconsciência apenas do ponto de vista subjetivo, em uma relação externa com o objeto. Neste contexto, minha leitura é que Hegel incorpora em sua Lógica aquilo que ele concebe como um elemento especulativo no interior do argumento kantiano sobre a apercepção pura transcendental, transformando, assim, a compreensão kantiana sobre o eu penso em sua concepção lógico-especulativa sobre o conceito subjetivo. Nestes termos, dialogo com a interpretação de Robert Pippin em Hegel ́s Idealism, discordando da afirmação do autor, segundo a qual, a concepção hegeliana sobre o conceito na Ciência da Lógica consiste em uma continuidade da concepção kantiana sobre a apercepção pura transcendental.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,386

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

De Kant a Fichte: apercepção como fundamento.Thiago S. Santoro - 2007 - Cadernos de Filosofia Alemã 9:71-90.
Transformations of Transcendental Philosophy: Wolff, Kant, and Hegel.Karin de Boer - 2011 - Bulletin of the Hegel Society of Great Britain 32 (1-2):50-79.
Trascendentale.Alberto Vanzo - 2016 - In Luca Illetterati (ed.), Filosofia Classica Tedesca: Le Parole Chiave. Roma: Carocci.

Analytics

Added to PP
2022-11-20

Downloads
16 (#883,649)

6 months
11 (#222,787)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references