Leibniz: Definição nominal de “substância individual” E definições nominais de substâncias individuais

Cadernos Espinosanos 34:289-316 (2016)
  Copy   BIBTEX

Abstract

No presente artigo, pretendemos oferecer uma análise da explication nominal de Leibniz do que é “ser uma substância individual” oferecida em Discurso de Metafísica §8, assim como uma concernindo o entendimento leibniziano do que sejam definições nominais em geral. O presente artigo será dividido em quatro partes: Em primeiro lugar, tentaremos argumentar contra uma interpretação tradicional e bem-estabelecida, embora não completamente incontroversa, da explication de Leibniz em Discurso de Metafísica §8. Em segundo lugar, tentaremos abordar o entendimento geral de Leibniz de uma definição nominal, ao passo que argumentamos a favor da implicação mútua entre as duas definições disponíveis no corpus leibnitianum. Em terceiro lugar, pretendemos apresentar uma interpretação alternativa positiva da explication de Leibniz. Finalmente, tentaremos lidar com um aparente problema de tal interpretação concernindo ao comprometimento existencial presente na mesma por meio de uma análise do uso estrito por parte de Leibniz do termo “substância”.

Similar books and articles

Forma, Matéria e Definição na Metafísica de Aristóteles.Marco Zingano - 2003 - Cadernos de História E Filosofia da Ciéncia 13 (2).
A Definição Real Na Abertura Da Ética I De Espinosa.Marilena Chaui - 2001 - Cadernos de História E Filosofia da Ciéncia 11 (1).
As Definições de Existência em Leibniz.Ulysses Pinheiro - 2008 - Cadernos de História E Filosofia da Ciéncia 18 (1).
Substancia y libertad.Juan Ardila - 2009 - Cuadrante Phi.
Leibniz.Harry G. Frankfurt - 1972 - Garden City, N.Y.,: Anchor Books.
Leibniz: a collection of critical essays.Harry G. Frankfurt - 1976 - Notre Dame [Ind.]: University of Notre Dame Press.

Analytics

Added to PP
2016-12-21

Downloads
295 (#65,967)

6 months
62 (#68,968)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?