Tensor: o que passa na escrileitura?

Conjectura: Filosofia E Educação 26:021029 (2021)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O presente artigo tangencia o conceito de tensor esgueirando-se pelos platôs linguísticos de Mil platôs, agenciando o que Deleuze e Guattari potencializam em o que passou?, e que buscamos atualizar em o que passa? Nesse sentido, buscamos a articulação entre o que ambos os conceitos movimentam: isso, que acontece na relação entre dois ou mais estratos. Percebemos que o tensor transversa a obra de Deleuze e Guattari e, mesmo que não exerça um relevo, está lá, estrategicamente em funcionamento. Destarte, desejamos articular com esses conceitos de partida, uma possibilidade para poder inventariar os deslocamentos imanentes de escrileitura, como forma de aproximar procedimentos didático-tradutórios, que possam vir a ser envolvidos em uma pesquisa, que deseja experimentarse em momentos de invenção. Para tanto, problematizamos uma tríade conceitual – tensor, o que passa?, e escrileitura, de modo a possibilitar perspectivas de composição e de funcionamentode uma máquina abstrata escrileitora de invenções. Com o Método Maquinatório de Pesquisa, afirmamos a busca por dar vez e voz a um processo de maquinações, que possam vir tensionar uma crítica sintomatológica, duplamente articulada a uma clínica maquinatória; um Plano de Organização tensionado por um Plano de Invenção; e, no intermezzo desses encontros, algo passa, algo pode passar; e, assim, persistem os rastros de uma escrileitura, envolta e revolta em um contínuo recursivo: escrever-ler-escrever. Nesse percurso, jogamos os dados em um tabuleiro desejante; procuramos abrir um caminho para a passagem de procedimentos escrileitores de invenção, e ensaiamos uma aposta: poder tensionar a transitividade atual-potencial do fazer linguístico, literário e escritureiro. Palavras-chave: Educação. Filosofia da diferença. Método Maquinatório de Pesquisa. Escrileitura. Tensor.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,219

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Micromorphic Electromagnetic Theory and Waves.A. Cemal Eringen - 2006 - Foundations of Physics 36 (6):902-919.
Tot el que veritablement passa em passa a mi.Jesús Hernández Reynés & Jaume Casals - 1999 - Enrahonar: Quaderns de Filosofía:505-510.
Dual observers in operational relativity.R. Anderson & G. E. Stedman - 1977 - Foundations of Physics 7 (1-2):29-33.
Graded tensor products of quantum logics.Robin Hudson & Sylvia Pulmannová - 1994 - Foundations of Physics 24 (1):109-116.

Analytics

Added to PP
2021-10-19

Downloads
9 (#1,187,161)

6 months
4 (#698,851)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references