Romarias in lives: ciberdevoções e santuários virtuais em tempo de pandemia

Horizonte:1305 (forthcoming)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Em 2019 o mundo se viu diante de um cenário desafiador, com a eclosão da pandemia do coronavírus e a implementação de políticas públicas voltadas para a reclusão da população. Diante disso, emergiu uma reorientação da prestação de serviços e das práticas de sociabilidades, inclusive, com forte impacto no âmbito religioso. Este artigo tem como escopo o uso da rede social Facebook no processo de informação e transmissão das celebrações em santuários católicos. Foram analisados os conteúdos de 92 santuários das Filipinas, Polônia, Vaticano, Itália, França, Espanha, Portugal, Bósnia-Herzegovina, México, Venezuela, Argentina e Brasil. O mapeamento do amplo número de santuários virtuais resulta em usos variados das redes sociais nas transmissões de celebrações, com a construção de novas práticas romeiras e redefinição dos deslocamentos sagrados.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,164

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Algumas reflexões sobre pandemia e filosofia no Brasil.Eduardo Brandão - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11:e18.
Pandemia e o colapso do neoliberalismo.Loiane Prado Verbicaro - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11:e3.
Pandemia, distopia e sociedade de controle.Rodrigo Barbosa Lopes - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11:e43.
A crise tecnocientífica: reflexões filosóficas sobre a pandemia.Gilmar Evandro Szczepanik - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11:e51.

Analytics

Added to PP
2021-03-09

Downloads
9 (#1,176,028)

6 months
5 (#510,007)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references