Revisitando a relação entre a sacralidade da Vida E o aborto

Revista de Teologia 5 (8):17-25 (2011)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O objetivo desse artigo é realizar uma revisitação, ou seja, uma tentativa de construir um diálogo entre o princípio da sacralidade da vida e o aborto. São apresen-tados quatro motivos para realizar esse diálogo. O primeiro é o fato de constante-mente o cristianismo e especialmente a Igreja Católica ser acusada de ter criado o princípio da sacralidade da vida. O segundo é o fato de que fundações multibilionárias planejam impor o aborto ao mundo até o ano de 2025. O terceiro é que em muitos países o aborto foi legalizado por meio de medida judicial. O quarto é o fato de o Estado possuir uma taxa de nascimentos ideal. Após essa apresentação, são cons-truídas três reflexões sobre o tema. A primeira é que o princípio da sacralidade da vida não é uma construção ou invenção da Igreja Católica. A segunda é a dimensão da dignidade humana dentro das atuais pré-ocupações do Estado. A terceira é a crise do indivíduo. Por fim, afirma-se que a vida continua sendo um mistério para o ser humano. E este mistério carrega, em seu ventre, grande parcela do sagrado. A atual ideologia que propaga o aborto, como forma terapêutica do homem resolver seus problemas, não passa de pura alienação que nega a sacralidade da vida e, em seu lugar, deixa apenas um homem descarnado de sua própria dignidade

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,202

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

A sacralidade da vida.Urbano Zilles - 2007 - Conjectura: Filosofia E Educação 12 (2):101-114.
La protección de la vida vida del que no ha nacido.Rivera María Lucía - forthcoming - Saga - Revista de Estudiantes de Filosofía 12 (22).
Vida, vida humana, vida digna.Margarita Boladeras Cucurella - 2007 - Logos. Anales Del Seminario de Metafísica [Universidad Complutense de Madrid, España] 40:91-116.
Poéticas contemporâneas.Franciscu Sedda - 2012 - Logos: Comuniação e Univerisdade 19 (1).
Uma Defesa Moral do Aborto.Cinara Maria Leite Nahra - 1996 - Princípios 3 (4):72-85.
Forma de Vida ou formas de Vida?Araceli Velloso - 2003 - Philósophos - Revista de Filosofia 8 (2).

Analytics

Added to PP
2013-12-01

Downloads
27 (#557,528)

6 months
14 (#154,299)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references