Pibid interdisciplinar-educação ambiental em interação com a com-Vida: Oficina sobre O consumismo E reciclagem de resíduos sólidos

Saberes Em Perspectiva 7 (17):79-94 (2017)
  Copy   BIBTEX

Abstract

A escola é um espaço importantíssimo para o desenvolvimento de trabalhos e ações que envolvem a gestão de resíduos sólidos, tema cada vez mais discutido em trabalhos e eventos científicos. Com o objetivo de sensibilizar educandos para o problema, um grupo de bolsistas do Pibid Interdisciplinar – Educação ambiental realizou um experimento em que ações socioambientais foram propostas e desenvolvidas junto com educandos de uma escola parceira. As experiências vivenciadas no cotidiano escolar dos dois grupos tiveram como técnicas de coleta de dados necessários à elaboração coletiva das ações, observações e oficinas teórico-práticas, em quatro encontros, nos quais o tema foi abordado teoricamente, através de exibição de documentários e realização de algumas dinâmicas. A ação resultante foi um trabalho de reciclagem com o reaproveitamento de materiais que seriam descartados, ao longo do qual ocorreram discussões que consistiam em uma problematização que, a partir da realidade dos alunos, tentava contribuir para que eles percebessem problemas ambientais presentes em seu dia a dia, convidando-os a refletir sobre os seus hábitos de consumo, a forma de descarte dos resíduos provenientes do seu ato de consumir e os prejuízos por eles causado na natureza.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,386

External links

  • This entry has no external links. Add one.
Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Educação Ambiental: Sobre Princípios, Metodologias e Atitudes.Ivete Souza da Silva - 2008 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 10 (1).
A Educação Pública Em Rousseau.José Almeida Júnior - 2012 - Filosofia E Educação 4 (2):125-151.
Em busca de uma ética ambiental: as perspectivas e Baird Callicott e Paul Taylor.Tânia Aparecida Kuhnen - 2008 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 7 (3):19-34.

Analytics

Added to PP
2017-08-08

Downloads
7 (#1,356,784)

6 months
1 (#1,510,037)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references