O pensamento social no Brasil: estilos, idiomas

Rio de Janeiro: EdUERJ (2017)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Esta obra traz ao leitor ensaios publicados ao longo de algumas décadas, alinhados a tradição brasileira de 'pensamento social'. Entre os vários intelectuais e pensadores analisados por Castro Santos, a obra de Gilberto Freyre, um dos maiores nomes de nosso tempo, mereceu atenção especial. Além do escritor pernambucano, todos os demais autores tratados neste livro revelam uma preocupação com o Brasil, uma intenção de 'reinventar' um país, gerar uma nação, criar metáforas de transformação social, converter idiomas e, regionalismos a uma 'língua geral' de brasilidade. Nomes ilustres e obras hoje clássicas na tradição do pensamento social no Brasil passam pelo crivo do autor, sociólogo pertencente a geração que se voltou para grandes temas e cenários, sempre a cautelosa distância da excessiva especialização profissional dos dias atuais. Apesar da diversidade de perspectivas ou pontos de vista, os autores discutidos neste livro estão sempre a 'conjugar o futuro': a exemplo dos positivistas progressistas, como Pereira Barreto, ou dos agitadores das reformas na educação e saúde, como Azevedo Sodré, Arthur Neiva e Belisário Pena - esses últimos, figuras de destaque da Primeira República; por outro lado, em que pese a diversidade ainda maior de ideais e projetos, em autores como Gilberto Freyre e Sérgio Buarque de Holanda, ou na contribuição destacada de Antonio Candido, há sempre a preocupação de reinventarmo-nos (como já se disse deles), em um sentido que se poderia chamar totalizador. Isto é, trata-se de entender o país, retratá-lo, discutir projetos e novos caminhos. Na agenda intelectual da atualidade, aquela intenção não deveria jamais ser perdida. Essa intenção em 'pensar o país' remete sempre as preocupações do autor, ao relançar, pela EdUERJ, o presente livro.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,423

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Decolonizing sociology: an introduction.Ali Meghji - 2020 - Medford, MA: Polity Press.
The sociology of Anthony Giddens.Steven Loyal - 2003 - Sterling, Va.: Pluto Press.
Heads up sociology.Chris Yuill - 2018 - New York: DK Publishing. Edited by Christopher Thorpe & Megan Todd.
Why American Sociology Needs Biographical Sociology—European Style.Ines W. Jindra - 2014 - Journal for the Theory of Social Behaviour 44 (4):389-412.
Sociology: Essays on Approach and Method.André Béteille - 2002 - Oxford University Press USA.
Pierre Bourdieu 2.Derek Robbins (ed.) - 2004 - Thousand Oaks, Calif.: SAGE Publications.
Simmel and Weber as idealtypical founders of sociology.Frédéric Vandenberghe - 1999 - Philosophy and Social Criticism 25 (4):57-80.
Sociology and Philosophy.Ali Andisheh - unknown - Kheradnameh Sadra Quarterly 33.

Analytics

Added to PP
2022-12-08

Downloads
15 (#926,042)

6 months
14 (#170,561)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references