Educação moral: a busca da excelência a partir de virtudes aristotélicas e a formação do educador

Conjectura: Filosofia E Educação 17 (3):69-89 (2012)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O artigo "Educação moral: a busca da excelência a partir de virtudes aristotélicas e a formação do educador" coloca em relevo a necessidade do cultivo de virtudes para a construção da excelência moral do homem. Discutimos a importância da compreensão do termo filosófico. Os resultados esperados consistem na possibilidade do educador de conseguir compreender, dentre os valores clássicos, em específico, o da justiça e o da amizade, como sendo a base para a discussão da educação moral. Se a educação moral exerce algum papel na formação da personalidade humana, então, é preciso examinar quais virtudes são efetivamente necessárias para o desenvolvimento do caráter  do homem. A educação moral, tal como temos concebido, possibilita a construção da autonomia do educando para que ele se torne um cidadão emancipado, independente, crítico e, antes, autocrítico. Com efeito, o problema desta investigação consiste na pergunta: quais são os desafios para a formação do educador no processo de conquista da excelência a partir de virtudes aristotélicas em se tratando de educação moral? Nesse sentido, o objetivo principal deste trabalho é compreender a excelência humana a partir do desenvolvimento de virtudes aristotélicas, especialmente a justiça e aamizade, com vistas aos desafios que se colocam aos educadores. Do ponto de vista do método, o trabalho é realizado a partir de revisão bibliográfica e procura problematizar, conceituar e argumentar características típicas do método de forma mais rigorosa, virtudes fundamentais para a formação do caráter do homem

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,386

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Overindulgence: the nemesis of happiness.George Abaunza - 2009 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 54 (1):69-88.
La democracia como un estilo de vida.Julio Seoane Pinilla - 2009 - Madrid: Siglo XXI. Edited by Mougán Rivero, Juan Carlos & Lago Bornstein.
Formação Social da.Erick Calheiros de Lima - 2007 - Princípios 14 (22):221-252.
Educação - Pedagogia e Metafísica em Delfim Santos.Manuel Guedes da Silva Miranda - 1993 - Revista Portuguesa de Filosofia 49 (1/2):149 - 169.

Analytics

Added to PP
2013-04-19

Downloads
40 (#389,966)

6 months
4 (#800,606)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references