A tensão epistemológica no Programa de Pesquisa sobre Cognição Corporificada

Pensando: Revista de Filosofia 9 (17):290-304 (2018)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Primeiro apresento as linhas gerais do programa de pesquisa sobre cognição corporificada. Em uma posição central nesse programa, está a tese de que a cognição atravessa cérebro, corpo e mundo – e que, portanto, atividades cognitivas não são eventos exclusivamente intracraniais que ocorrem pela manipulação de representações. Eu apresento a gênese histórica desse programa, a saber, o projeto autopoiético dos chilenos Humberto Maturana e Francisco Varela. Desse projeto, é possível atestar um plano de fundo antirrealista e construtivista, segundo o qual a cognição é uma construção do mundo pelo organismo. Depois, eu apresento o fundamento teórico que recentemente tomou os holofotes do programa, a saber, o enativismo sensório-motor. Esse enativismo manifesta o compromisso com um realismo comedido, segundo o qual há estruturas objetivas a serem exploradas de acordo com a morfologia corpórea do organismo. Assim, observa-se uma tensão epistemológica no cerne do programa. Eu apresento uma possibilidade de resolução dessa tensão pela rejeição de uma das teses centrais do projeto autopoiético – a continuidade forte entre vida e cognição – e por uma melhor interpretação do que significa dizer que a cognição requer que o oragnismo “construa” o seu ambiente.

Other Versions

No versions found

Similar books and articles

Cognição e linguagem: seria a linguagem um desafio para abordagens enativistas?Hugo Mota & Iana Valença - 2019 - A Mente Humana Para Além Do Cérebro – Perspectivas a Partir Dos 4Es da Cognição.
Cognição Incorporada e sua Compatibilidade com o realismo ecológico gibsoniano.J. Moroni - 2014 - Anais Do Seminário Dos Estudantes de Pós-Graduação Em Filosofia da Ufscar 10:227-254.
William James E Whitehead sobre O mito da lacuna explicativa.Arthur Araujo - 2019 - Philósophos - Revista de Filosofia 24 (1).

Analytics

Added to PP
2019-01-27

Downloads
585 (#50,399)

6 months
87 (#75,743)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Giovanni Rolla
Universidade Federal da Bahia

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references