Travessias clandestinas: Entre as fronteiras da esperança

Odeere 4:110 (2017)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O artigo aborda a diáspora forçada de africanos ao Brasil por fatores econômicos, políticos, sócio cultural e psíquico, desencadeado por ações do FMI e Banco Mundial. O tratamento desumano que recebem, o crescente número de crianças e adolescentes invisibilizados que sonham com um imaginário de vida melhor no Brasil, como o “pais do futebol”, e/ou uma passagem provisória para chegar ao primeiro mundo em países considerados de colonização europeia como EUA ou Canada. O artigo provoca reflexões sobre a força da historia sobre o psiquismo e saúde mental humana a partir do ideário de uma pedagogia colonialista que sustenta a hegemonia do mundo capitalista.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,349

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

A dimensão filosófica da literatura de fronteira em Aldyr Schlee.J. Forneck - 2019 - Anais da XIX Semana Acadêmica Do PPG Em Filosofia da PUCRS.
A esperança como categoria filosófica.Ralph Roman Konrad Gniss - 2000 - Philósophos - Revista de Filosofia 5 (2):111-126.
Algumas reflexões sobre pandemia e filosofia no Brasil.Eduardo Brandão - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11:e18.

Analytics

Added to PP
2020-09-24

Downloads
17 (#843,162)

6 months
8 (#352,434)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references