Goethe, Spengler e a morfologia da linguagem em Wittgenstein

Griot : Revista de Filosofia 15 (1):173-186 (2017)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O presente artigo apresenta a importância da morfologia de Goethe e de Spengler para o desenvolvimento de uma morfologia da linguagem em Wittgenstein, após o seu retorno a Cambridge e à filosofia em 1929. Com efeito, de acordo com o testemunho de Norman Malcolm, presente em Ludwig Wittgenstein: A memoir, Wittgenstein afirma, no decurso das lições sobre a filosofia da psicologia, ocorridas entre 1946 e 1947, que aquilo que a sua filosofia procura fazer é fornecer a morfologia do uso de uma expressão. O desenvolvimento da morfologia do uso de uma expressão em Wittgenstein viria a ser o resultado de uma aplicação ao domínio da linguagem do conceito de morfologia aplicado por Goethe, nos seus escritos científicos, ao domínio da natureza e por Oswald Spengler ao campo da história universal, como se pode constatar na obra A Decadência do Ocidente - Esboço de uma Morfologia da História Universal, a qual se constitui como uma das fontes de acesso - por parte de Wittgenstein - a aspetos fundamentais da morfologia goethiana. Ao longo dos escritos de Wittgenstein encontramos inúmeras referências aos pensamentos de Goethe e de Spengler que nos possibilitam compreender até que ponto as obras desses dois pensadores se configuram como a base para a construção de uma morfologia da linguagem wittgensteiniana. Assim, tendo por base todos estes elementos, procuraremos elucidar até que ponto o método morfológico-filosófico de Wittgenstein, após 1929, se configura como a re-elaboração de aspetos fundamentais da tradição morfológica presente nas obras de Goethe e de Spengler.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,386

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Filosofía: morfología sin ley. Goethe y Wittgenstein sobre el límite de la ciencia.Jose Francisco Sanchez Osorio - 2010 - Meta: Research in Hermeneutics, Phenomenology, and Practical Philosophy 2 (2):505-531.
Intorno al concetto di presentazione perspicua. Spengler e Wittgenstein.Alfonso Maurizio Iacono - 2011 - Lebenswelt: Aesthetics and Philosophy of Experience 1:21-30.
O místico no Tractatus de Wittgenstein.Paulo Alexandre E. Castro - 2016 - Clareira: Revista de Filosofia da Região Amazônica 3 (2):84-102.
Morpho-logical Investigations: Wittgenstein and Spengler.A. Losev - 2012 - Philosophia: International Journal of Philosophy 4.
Das aproximações de Kuhn com Wittgenstein.Jean D. Soares - 2011 - Griot : Revista de Filosofia 3 (1):44-49.

Analytics

Added to PP
2021-04-24

Downloads
7 (#1,356,784)

6 months
7 (#411,886)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references