Abrantes, o Naturalismo e o Teísmo

Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 6 (1):73-104 (2018)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Este artigo pretende apresentar e discutir as principais teses de Paulo Abrantes acerca do naturalismo, um dos temas que ele mais desenvolveu em sua trajetória acadêmica. Percorrendo a maior parte de seus textos mais importantes sobre o assunto, o texto se debruça sobre a exposição que Abrantes faz sobre o naturalismo na epistemologia e filosofia da ciência, de um lado, e na filosofia da mente e metafísica, por outro lado. Seu trabalho mostra a grande diversidade de abordagens encontradas sob o título de “naturalista” nessas áreas da pesquisa filosófica. Abrantes aponta para uma distinção básica entre naturalismo metafísico e naturalismo metodológico. Embora aponte para a possibilidade de um naturalismo metodologicamente neutro, ele parece estar mais inclinado a admitir que mesmo o naturalismo metodológico tem de assumir compromissos ontológicos. Em vista do contraste com a metafísica teísta, que ajuda a entender melhor o que unifica os diferentes tipos de naturalismo, o artigo avalia os argumentos em favor do naturalismo metafísico mínimo admitido por Abrantes e propõe que, tanto para se entender o naturalismo em filosofia quanto em ciências naturais, a versão metodológica neutra é a mais recomendada.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,219

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Será procedente o argumento de Plantinga contra o naturalismo metafísico?Domingos Faria - 2015 - Princípios: Revista de Filosofia 22 (39):121-139.
Como Ser um Naturalista Filosófico Responsável?Luis R. G. Oliveira - 2017 - Revista Brasileira de Filosofia da Religião 4 (1):9-25.
Eraclito e Lao-Tse. Naturalismo greco e naturalismo cinese.Gerardo Fraccari - 1960 - Atti Del XII Congresso Internazionale di Filosofia 10:55-61.
Wittgenstein, McDowell y el reto escéptico.María Teresa Muñoz Sánchez - 2013 - Revista de Filosofía (Madrid) 38 (2):7-34.
Husserl,Heidegger e a superação do naturalismo.Cláudia Drucker - 1999 - Philósophos - Revista de Filosofia 4 (1):05-24.

Analytics

Added to PP
2018-11-03

Downloads
7 (#1,316,802)

6 months
2 (#1,157,335)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Agnaldo Portugal
Universidade de Brasília

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references