Sonhos tir'nicos e uma poção mágica para as opressões na cabeça de Cármides no diálogo (homônimo) de Platão

Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11 (3):134-148 (2021)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Sabendo que Cármides sofria com dores na cabeça pela manhã, Sócrates se oferece para curar a enfermidade do jovem e, em busca do fármaco para o tratamento, conta que, enquanto esteve em Potideia, recebera o ensinamento de certas práticas mágicas de um discípulo de Zalmoxis. Possíveis causas para as opressões na cabeça de Cármides já foram aventadas, como, por exemplo, a ressaca da embriaguez e a própria intemperança, objeto de análise do diálogo. O nosso propósito neste artigo é, além de sugerir a hipótese de que a moléstia se deve à qualidade de seus sonhos, destacar, dentre algumas práticas caracterizadas como mágicas, aquela que visa a cura por intermédio da liberação da alma do corpo, o que é assinalado pela excursão alçada pelo sono. Para corroborar a nossa hipótese, abordaremos passagens da República em que Platão, ao tratar da transformação do homem democrático em tirânico, menciona a psicologia dos sonhos.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,386

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

O corpo como evidência da alma no Górgias de Platão.Maria Aparecida De Paiva Montenegro & Pedro Henrique Araújo Santiago - 2020 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 30:e03010.
Uma reflexão sobre a temporalidade no "Parmênides" de Platão.Gérson Pereira Filho - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11 (1):86.
A interpretação lógica do “Parmênides” de Platão no médio platonismo.Chiara Bonuglia - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11 (1):111.
Os sentidos da Eleuthería na República de Platão.Anastácio Borges de Araújo Júnior - forthcoming - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental.
Marques ilustrando as imagens do "Sofista" de Platão.Diogo Noberto Mesti - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11 (1):134.
A pólis ideal da república de platão E a constituição de esparta.Tatiana Maria Gandelman de Freitas - 2011 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 2 (23):21-27.

Analytics

Added to PP
2021-01-20

Downloads
8 (#1,291,989)

6 months
4 (#800,606)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

Add more references