Din'micas de gênero e migração: jovens mulheres rurais e esvaziamento do campo no norte de Minas Gerais

Ágora – Revista de História e Geografia 21 (2):37-46 (2019)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O êxodo rural brasileiro compreendeu um processo de grande magnitude desde o seu início, onde, em comparativo, poucos países experimentaram fluxo migratório tão intenso, tendo em vista a quantidade absoluta da população atingida. Uma das características encontradas nos movimentos migratórios brasileiros se estabelece na diferenciação por sexo. Estudos apontam que as mulheres migram mais do que os homens, além do fluxo migratório se caracterizar cada vez mais pela saída de jovens do campo. Nesse sentido, o presente artigo se propõe a analisar a categoria rural, abordando a situação das mulheres migrantes no contexto do Norte de Minas. Para tanto, utilizará do levantamento bibliográfico na construção de uma revisão acerca das práticas migratórias do campo realizadas por jovens, de modo a entender e problematizar a questão do gênero no processo migratório. Como resultado parcial tem-se que as mulheres continuam migrando, sendo tal deslocamento realizado com propósitos variados e, muitas vezes, devido à ausência de políticas públicas regionais, que resultam em pouca perspectiva de valorização do campo/gênero. Sendo assim, o processo migratório, principalmente no que diz respeito à questão de gênero, não se encerra nas discussões apresentadas, sendo necessários estudos que acompanhem as distintas dimensões que o migrar implica.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,122

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Beauvoir e a situação das mulheres: entre subjetividade e facticidade.Thana Mara de Souza - 2018 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 17 (2):217-237.
Dança, gênero e sensualidade: um olhar cultural.Giuliano Souza Andreoli - 2010 - Conjectura: Filosofia E Educação 15 (1):107-118.
Mulheres e esporte: processo civilizador ou (des) civilizador.Hugo Rodolfo Lovisolo - 2010 - Logos: Comuniação e Univerisdade 17 (2):29-38.

Analytics

Added to PP
2020-09-17

Downloads
17 (#778,884)

6 months
7 (#243,727)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references