Tempo do espírito e espírito do tempo: algumas observações mais ou menos intempestivas

Horizonte 16 (49):356-378 (2018)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Este artigo corresponde a fala integral que foi apresentada na Mesa “Três olhares sobre o Tempo do Espírito”, no 29º Congresso Internacional da Sociedade de Teologia e Ciências da Religião - Tempos do espírito: inspiração e discernimento, que teve lugar em 13 julho de 2016, na PUC-Minas. Nele teço algumas observações mais ou menos intempestivas sobre as relações entre tempo do espírito e espírito do tempo, com vistas a pensar a religiosidade na contemporaneidade mais imediata. A partir de uma rápida visada no vocabulário técnico do tropo espírito a partir do modo como ele é tratado por Lalande em seu Vocabulaire technique et critique de la philosophie, o texto dialoga,sobretudo a partir de Otávio Velho, notadamente com seu livro Mais realistas do que o rei: ocidentalismo, religião e modernidades alternativas, com algumas facetas da religiosidade na contemporaneidade visando pensar as relações da religião com a cultura de consumo e a função comunicativa da religião em tempos de globalização, também tempos de comunicação generalizada, entre outras.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 90,616

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

.Filipe MartíN. Huete - 2015 - Revista Portuguesa de Filosofia 71 (1):102--115.
A Linguagem do Rito. A Propósito de um Texto de Gadamer.João Manuel Duque - 2013 - Revista Portuguesa de Filosofia 69 (2):195-204.
É possível sair do presente? Uma teoria prospetiva.Eduardo Duque - 2014 - In Emília Araújo, Eduardo Duque, Mónica Franch & José Durán (eds.), Tempos Sociais e o Mundo Contemporâneo - As crises, As Fases e as Ruturas. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade / Centro de Investigação em Ciências Sociais - UMinho. pp. 154-169.

Analytics

Added to PP
2018-05-02

Downloads
14 (#846,877)

6 months
1 (#1,042,085)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references