Pensando a Ditadura Militar Brasileira à luz do Estado de Exceção de Giorgio Agamben/Thinking the brazilian military dictatorship in the light of the state of exception of Giorgio Agamben

Pensando: Revista de Filosofia 5 (10):66-86 (2014)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Alguns eventos políticos transcorridos em um passado recente de uma nação, como uma ditadura militar, que perdurou durante vinte e quatro anos, produzem sequelas aparentemente invisíveis, com sintomas cuja origem é difícil de ser diagnosticada. A dificuldade desse diagnóstico está na razão de que, para muitos, a ditadura militar ocorrida em solo brasileiro se aproxima do não-Ser de Parmênides: impensável e indizível, algo que simplesmente deve ser esquecido. Mas como reconciliar-se com o nosso passado e construir bases sólidas de uma nova democracia se não falamos e refletimos sobre nossas mazelas fomentadas, fundamentalmente, em “nossos campos”, nos porões dos DOPS? O presente artigo tem como objetivo refletir acerca de algumas características constitutivas da ditadura militar brasileira, transcorrida entre os anos de 1964 a 1988, balizada pelos conceitos de estado de exceção, vida nua e campo do filósofo italiano Giorgio Agamben. A pesquisa se justifica, uma vez que, em nosso entendimento, aproximar a ditadura militar brasileira com tópicas da filosofia política de Agamben, nos dota de importantes ferramentas argumentativas que nos auxiliam na compreensão do que se passou no Brasil em seus “anos de chumbo”.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,322

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Estado de exceção em Giorgio Agamben.Evandro Pontel - 2012 - Revista Opinião Filosófica 3 (2).
Nuda Vida, estado de excepción: límites de lo humano y de la política.Graciela Nélida Brunet - 2009 - Páginas de Filosofía (Universidad Nacional del Comahue) 10 (12):51-62.

Analytics

Added to PP
2019-01-27

Downloads
7 (#1,351,854)

6 months
2 (#1,263,261)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references