Educação e desenvolvimento da pessoa no personalismo de Emmanuel Mounier

Filosofia E Educação 12 (2) (2020)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Este artigo é parte do estudo de mestrado que investigou a concepção de educação e pessoa à luz do personalismo de Emmanuel Mounier. Para o personalismo mounieriano a pessoa não nasce perfeita, ou seja, pronta. O homem é chamado a “amadurecer livremente” como pessoa. Isso envolve dois aspectos fundamentais para o seu desenvolvimento – a liberdade, que lhe confere a possibilidade de escolha, e o protagonismo, que o coloca como principal responsável por seu desenvolvimento. O desenvolvimento da pessoa, em Mounier, é um processo que depende, sobretudo, da própria pessoa. Tal protagonismo evidencia que a educação, para o personalismo é, na verdade, autoeducação.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 90,616

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

A "Pessoa e o Outro" no Personalismo de Emmanuel Mounier.Aníbal Alves - 1966 - Revista Portuguesa de Filosofia 22 (1):49 - 77.
Personalismo y compromiso. Paul L. Landsberg: un fructífero diálogo con Charles Péguy y Emmanuel Mounier.Juan Carlos Vila - 2006 - Revista Iberoamericana de Personalismo Comunitario Persona ISSN 1851-4693 (2).
Il problema antropologico: il personalismo di Emmanuel Mounier.Attilio Danese - 2012 - Borgomanero, No [i.e. Novara, Italy]: G. Ladolfi.

Analytics

Added to PP
2020-09-02

Downloads
14 (#846,545)

6 months
4 (#319,344)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references