O papel do contexto na percepção de emoções

Perspectiva Filosófica 46 (2):116-142 (2019)
  Copy   BIBTEX

Abstract

De todos os aspectos do comportamento não-verbal, a face é sem dúvida uma das mais ricas e importantes fontes de informação sobre o estado inter- no do outro. Mas expressões faciais são raramente percebidas de forma isolada. Ao contrário, são tipicamente inseridas em contextos sociais ricos e dinâmicos, que incluem gestos e posturas corporais, conhecimento situacional, etc. Com base nessas observações, podemos nos perguntar se o contexto no qual uma expressão é percebida pode influenciar a percepção de emoções nesta expressão. No caso de uma resposta afirmativa, de que modo se daria essa influência contextual, e quais seriam os seus limites? O propósito desse artigo é explorar algumas possibilidades sobre o papel do contexto na percepção de emoções, desde a teoria das emoções básicas, que defende que categorias discretas de emoções podem ser lidas diretamente da face de forma invariável, a abordagens mais contemporâneas, que atribuem um papel constitutivo para o contexto na percepção de emoções. Embora o debate esteja longe de ser resolvido, as conclusões deste artigo apontam para um novo modo de se pensar sobre fenômenos emocionais, onde a díade de interação torna-se a unidade básica de análise, e onde emoções são concebidas como propriedades emergentes de relações em contextos particulares de interação social.

Links

PhilArchive

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

On perceiving facial expressions: the role of culture and context.Nalini Ambady & Max Weisbuch - 2011 - In Andy Calder, Gillian Rhodes, Mark Johnson & Jim Haxby (eds.), Oxford Handbook of Face Perception. Oxford University Press. pp. 479--488.
Influence of personality traits on processing of facial expressions.Elaine Fox & Konstantina Zougkou - 2011 - In Andy Calder, Gillian Rhodes, Mark Johnson & Jim Haxby (eds.), Oxford Handbook of Face Perception. Oxford University Press.

Analytics

Added to PP
2020-08-29

Downloads
307 (#63,414)

6 months
69 (#62,777)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Felipe Nogueira de Carvalho
Federal University of Lavras

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references