O Problema dos Pares Contraditórios de Experimentos Mentais

Revista Seara Filosófica 19:163-178 (2020)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Um dos principais problemas epistemológicos que podem ser encontrados no estudo dos experimentos mentais diz respeito ao critério de escolha entre casos que produzam resultados contraditórios. Que justificação possuímos para escolher entre C e ~C? James Roberto Brown argumenta a favor de um critério de probabilidade, onde se atribui probabilidade aos dois fenômenos e o mais provável de ser verdadeiro é o que aceitamos. John Norton argumenta que experimentos mentais são argumentos, por isso eles podem ser reconstruídos como argumentos. Através desse processo podemos encontrar as falhas na argumentação do experimento e decidir, através de justificação lógica, qual é a conclusão correta. A abordagem de Brown se mostra muito infrutífera por não apresentar como o cálculo de probabilidade deve funcionar, nem como é possível atribuir probabilidades a verdade dos resultados dos experimentos mentais. Por outro lado, para aceitar a resposta de Norton, necessitamos aceitar que experimentos mentais realmente façam uso de argumentos e que isso seja tudo o que podemos dizer sobre eles. Essa estruturação não permite nenhuma outra fonte epistêmica para justificar os resultados dos experimentos metais.

Links

PhilArchive

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Experimentos Mentales y Filosofías de Sillón.Rodrigo González (ed.) - 2017 - Santiago, Chile: Bravo y Allende.
Considerações sobre a causação descendente: um problema difícil.Daniel Luporini de Faria & Helena da Silva Souza - 2014 - Clareira: Revista de Filosofia da Região Amazônica 1 (1):31-54.
Ciência, experimento e história em Bacon.Plinio Junqueira Smith - 2017 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 5 (1):7-36.

Analytics

Added to PP
2020-11-21

Downloads
149 (#122,953)

6 months
48 (#84,047)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Roberto Schmitz Nitsche
Federal University of Santa Maria

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references