Nietzsche-Schopenhauer e a pedagogia da vontade // Nietzsche-Schopenhauer and the pedagogy of will

Conjectura: Filosofia E Educação 19 (2):162-177 (2014)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O presente artigo trata do conceito schopenhauriano de Vontade. Nesse sentido, utiliza a obra O mundo como vontade e representação como uma espécie de mapa filosófico para abordar tal conceito. Interessa as transformações desse conceito na obra do jovem Nietzsche até se completar naquilo que ele chama de Vontade de Potência ( Wille zur Macht ). A partir disso, esse artigo lança o desafio de pensar uma Pedagogia da Vontade, inspirada no pensamento trágico de Nietzsche-Schopenhauer. Desse modo, observa as ressonâncias das ideias, mas também a diferença de posturas entre os filósofos. Assim, situa o papel do educador nessa pedagogia, analisa a função do Estado e da cultura, procurando destacar a necessidade de se repensar o paradigma ético-estético na educação. 

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,386

External links

  • This entry has no external links. Add one.
Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

A Metafísica da Música de Arthur Schopenhauer.Henry Burnett - 2012 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 57 (2):143-162.
Metafísica do irracional – mal radical em Schelling e Schopenhauer.Jair Barboza - 2009 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 54 (2):57-64.
Schopenhauer como educador. Nietzsche, lector de Schopenhauer.Joan Bautista Llinares - 2011 - In Faustino Oncina Coves (ed.), Schopenhauer en la historia de las ideas. Pozuelo de Alarcón, Madrid: Plaza y Valdés Editores.

Analytics

Added to PP
2014-07-28

Downloads
16 (#883,649)

6 months
1 (#1,510,037)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

O pessimismo e suas vontades. Schopenhauer e Nietzsche.José Thomaz Brum & Rio de Janeiro - 2000 - Revue Philosophique de la France Et de l'Etranger 190 (2):251-251.
Formação (Bildung), educação e experimentação em Nietzsche.José Fernandes Weber - 2011 - Londrina, Brazil: Eduel (Editora da Universidade Estadual de Londrina).

Add more references