Circulação de saberes entre instituições: um caminho para decolonização da didática da Matemática

Odeere 6 (2):167-201 (2021)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O presente artigo insere-se no quadro da Didática da Matemática, alicerçando na Teoria Antropológica do didático, uma teoria que tem o objeto de saber como seu foco, analisando-o a nível epistemológico e institucional e tem entre os seus elementos primitivos de analise, a abordagem ecologia, praxeológica e a noção de relação ao objeto. É sobre a relação ao objeto que o artigo concentra a sua discussão, a nível teórico, objetivando mostrar como a DM pode contribuir para um debate sobre a decolonização epistemológica de saberes no ensino da Matemática. Em nossa analise, destacamos a abordagem ecológica como o principal elemento de análise na TAD que, ao se situar na análise das condições e restrições de vida do objeto em seu ambiente conceitual, procura compreender como o objeto está posto nos currículos, ao questionar sobre o que existe? o que não existe? o que desapareceu e porquê? o que existe em outros ambientes de vida e não estão aqui? Porque que não estão aqui? Etc. A DM procura por este meio, questionar e denunciar as práticas de ensino que tem as epistemologias do pensamento moderno colonial, eurocêntrico/ocidental como únicas formas de produção do conhecimento matemático, e que por via disso, tendem a subjugar, subalternizar, primitivizar sabedorias outras, não eurocêntricas/ocidentais. Ao mesmo tempo que denuncia, por meio da abordagem praxeológica, propõe ações, mecanismos que possibilitem trazer e discutir as sabedorias não eurocêntricas/ocidentais em espaços escolares, para participarem do processo de produção do conhecimento científico, através do processo de circulação de saberes ou praxeologias entre instituições.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,219

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

A matemática em Alexandria: convergência e irradiação.Carlos Alberto Duarte Gamas - 2013 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 11:47-54.
Ação pedagógica, ação comunicativa e Didática.Alexandre Zaslavsky - 2017 - Conjectura: Filosofia E Educação 22 (1):69-81.
Termos Singulares Indefinidos: Frege, Russell e a tradição matemática.Daniel Durante Pereira Alves - 2016 - Saberes: Filosofia E Educação (Filosofia Lógica e Metafísica An):33-53.
Um certo desejo de liberdade.Antonio Manzatto & Jeni Bertoni Nimtz - 2006 - Revista de Cultura Teológica 55:9-24.
Escola e Modernidade: Saberes, Instituições e Práticas.Paulo Marcos da Silva - 2006 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 8 (1).

Analytics

Added to PP
2022-01-16

Downloads
19 (#753,814)

6 months
6 (#431,022)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?