A epistemologia pragmatista de John Dewey

Filosofia E Educação 14 (2):119-144 (2022)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Dewey desenvolveu um programa doutrinário que visa mostrar como o conhecimento se funda na experiência. Essa é a dimensão científico-naturalista da sua obra. Nesse sentido, o seu projeto consiste numa rigorosa argumentação contra as explicações em que a experiência e a natureza são apresentadas com base em distinções arbitrárias. Na obra, Reconstruction in Philosophy [Reconstrução em Filosofia], Dewey desenvolveu seu projeto metafísico de dimensão historicista, propondo uma reconstrução para a filosofia. Em Experience and Nature [Experiência e Natureza], ele apresentou uma visada científica para a metafísica. Nessa obra, Dewey tenta pensar um sistema desenvolvido a partir da aplicação do método científico à filosofia tendo como base uma concepção filosófica da experiência. As concepções de Dewey acerca do conhecimento, do uso inteligente da razão e da natureza social da filosofia concorrem para a constituição de sua concepção de ciência. Nas duas obras fica evidente a sua crítica à noção tradicional de conhecimento como representação da realidade. Contra isso, Dewey passa a designar o conhecimento como um conjunto de “crenças” e “proposições” tomadas como garantias de usos ou assertividade garantida. Dewey se opõe à forma pela qual o problema epistemológico é formulado pela tradição, ou seja, a partir de uma posição realista ingênua no qual o conhecimento é visto como representação, desconsiderando o processo de conexão entre as coisas e entre o conhecedor e as coisas.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,386

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Evaluación de la lectura pragmatista que hace Rorty de Heidegger.Daniel Boxó - 2018 - Claridades. Revista de Filosofía 5 (1):59-78.
Evaluación de la lectura pragmatista que hace Rorty de Heidegger.Daniel Boxó - 2013 - Claridades. Revista de Filosofía 5 (1):59-78.
John Dewey, reconstrução da filosofia e empirismo imediato.Thiago Gomes - 2019 - Griot : Revista de Filosofia 19 (3):23-32.
The philosophy of John Dewey.Paul Arthur Schilpp (ed.) - 1939 - New York,: Tudor Pub. Co..

Analytics

Added to PP
2022-09-13

Downloads
12 (#1,062,297)

6 months
5 (#638,139)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

Ontological relativity and other essays.Willard Van Orman Quine (ed.) - 1969 - New York: Columbia University Press.

Add more references