As temáticas nacionais na historiografia latino-americana

Diálogos (Maringa) 21 (1):1 (2017)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Esta mesa-redonda foi organizada a partir do encontro de seus autores em um simpósio sobre historiografia no 55º Congresso Internacional de Americanistas, que ocorreu em julho de 2015, em San Salvador. O simpósio em questão foi o de número 69, Historia de la historiografía latinoamericana: nuevas miradas y debates contemporáneos. Os trabalhos aqui apresentados pelo guatemalteco Jose Edgardo Cal Montoya, “La historia como profesión”: el aporte de Ernesto Chinchilla Aguilar a la historiografía guatemalteca y centroamericana e o paraguaio Herib Caballero Campos, Entre Clío y Astra: La Biblioteca Paraguaya del Centro de Estudiantes de Derecho, envolveram estudos historiográficos de temáticas nacionais específicas, respectivamente sobre a figura de um intelectual, e de uma instituição responsável pela divulgação de uma produção do conhecimento. Já os artigos de Coralia Gutiérrez Álvarez, Una introducción a la epistemología desde el sur: por una reflexión situada e Felix Raúl Martínez Cleves, La historiografía en movimiento. Una aproximación a las historias de ciudades en Colombia buscaram um outro viés na discussão historiográfica. Algo que diz respeito não somente a uma análise crítica, denominador comum a todos os quatro artigos, senão um diálogo com a teoria que implicou deslocar de uma zona de conforto a própria historiografia colombiana, para o caso dos estudos da história das cidades feito por Felix Martínez, e mais amplamente o conjunto das denominadas Ciências Sociais, como a discussão proposta por Coralia Gutiérrez. A mim coube analisar os quatro artigos, bem como buscar apontar possíveis diálogos entre os mesmos. Uma menor propensão de minha parte a debates teóricos, e uma maior facilidade a estudos com base mais histórica, como nos trabalhos de Jose Cal e Herib Caballero, se refletiram na maior extensão que dei no trato destes últimos; nada mais do que isso. E de antemão quero agradecer a Felix Martínez, cujos esclarecimentos possibilitaram divisar melhor uma ponte entre todos os trabalhos.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,349

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Hume e as 'Causas Ocultas'.R. Carrion - 1979 - Rivista Latino- Americana de Filosofia 5 (3):263.
La “coscienza” moderna e la “conscientizzazione” latino‐americana.Giovanni Semeraro - 2010 - Annals of the University of Craiova, Series: Philosophy:140-150.
La historiografía universitaria y El mito de la izquierda.José Rodríguez Pardo - 2003 - El Catoblepas: Revista Crítica Del Presente.

Analytics

Added to PP
2017-05-31

Downloads
19 (#778,470)

6 months
6 (#504,917)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references