O Problema Da Singularidade Do Tempo Em Heidegger

Inquietude 1 (2):56-75 (2010)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Um estudo filosófico do tempo é possível a partir da pergunta pela singularidade do tempo. Nesse sentido, John Sallis, em seu artigo “Another time”, apresenta Heidegger como aquele que forçou a pergunta pelo tempo em termos de uma possível singularidade. Heidegger, em sua obra O conceito de tempo, aludindo a Agostinho recoloca a questão do tempo a partir do Dasein, identificando-os. Contudo, é na ntenção primeira de Ser e tempo, isto é, intentando-se uma compreensão para Temporalität, o sentido do ser, conceito este não concretizado neste tratado, é que se torna possível problematizar a singularidade do tempo. Para tanto, apresenta- se uma compreensão de Sallis da Temporalität como outro tempo. Em contraposição, pode-se pensá-la de modo imanente à temporalidade do Dasein na sua ocorrência do tempo da ocupação, isto é, do tempo presente ontologicamente compreendido. O tempo de ocupação é pensado por Heidegger como abertura ao mundo que tem seu sentido na autocompreensão enquanto cura. É na compreensão do modo do abrir-se da abertura ontológica que se pensa um tempo enquanto tal.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,219

External links

  • This entry has no external links. Add one.
Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

É possível sair do presente? Uma teoria prospetiva.Eduardo Duque - 2014 - In Emília Araújo, Eduardo Duque, Mónica Franch & José Durán (eds.), Tempos Sociais e o Mundo Contemporâneo - As crises, As Fases e as Ruturas. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade / Centro de Investigação em Ciências Sociais - UMinho. pp. 154-169.
Conhecer o tempo, conhecer no tempo.Loraine Oliveira - 2007 - Hypnos. Revista Do Centro de Estudos da Antiguidade 18:78-89.
Dentre os guardados.José Arthur Giannotti - 2005 - Discurso 35:109-116.
A Descrição Do Agora Em Husserl.Aron Barco - 2012 - Inquietude 3 (1):30-51.
Idade Média: Tempo do mundo, tempo dos homens, tempo de Deus. [REVIEW]Jorge Ayala - 2006 - Revista Española de Filosofía Medieval 13:251-253.

Analytics

Added to PP
2017-02-17

Downloads
0

6 months
0

Historical graph of downloads

Sorry, there are not enough data points to plot this chart.
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Victor Marques
Universidade de Brasília

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references