Normas — O Estabelecimento dos Direitos Humanos

Trans/Form/Ação 36 (1):121-148 (2013)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Habermas entende os direitos humanos como produtos do mundo da vida; e é no interiordo debate público, com a participação efetiva dos cidadãos, que deve ocorrer a produção deles como normas e princípios. A questão central abordada inicialmente no texto concerne ao status dessas normas e ao seu modo de instituição, dependente das relações de reciprocidade entre os sujeitos. Uma vez que, em sociedades complexas, apenas idealmente parece ser possível sustentar a participaçãode todos os sujeitos no processo de elaboração de normas, o texto procura analisar a viabilidade daconcepção de Habermas. Ao considerar os elementos conceituais que orbitam essa questão, processa-seno curso do texto um deslocamento para outra, a saber, a relativa ao quanto o modo de sustentaçãoda normatividade jurídica de um ordenamento social o determina como democrático ou não. Este éo ponto decisivo ao tratamento das normas relativas aos direitos humanos: a análise de Habermas é ideal, mas o pêndulo entre moral e empiria se mantém sempre, de modo que, pelo escopo conceitual,se não há como confirmar a identificação entre legitimidade dos direitos humanos e direitos humanos produzidos democraticamente, torna-se impossível querer negá-la

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,349

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Direitos humanos na educação: superar os desafios.Karen Franklin - 2009 - Conjectura: Filosofia E Educação 14 (3):125-144.
Preconditions of an Intercultural Dialogue on Human Rights.Marek Hrubec - 2010 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 55 (1):183-205.
Normes internationales de justice et globalisation de l’ethique.Cathérine Audard - 2005 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 50 (1):23-39.
Direitos humanos e a perspectiva da pluralização e da ética intercultural.Paulo Hahn - 2012 - Conjectura: Filosofia E Educação 17 (1):159-186.

Analytics

Added to PP
2013-12-01

Downloads
76 (#213,443)

6 months
12 (#203,353)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references