Kant e Foucault: a priori, a priori histórico e genealogia

Investigação Filosófica 11 (1):31 (2020)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Nosso fito no presente trabalho é comparar duas concepções de _a priori_, uma de vertente kantiana, como consta na primeira parte da _Crítica da razão pura_, mais exatamente na Introdução desta mesma obra; a outra, tal qual elaborada por Foucault no livro _As palavras e as coisas_, sob o nome de _a priori histórico_ e articular isto com a questão da genealogia, tal como aparecerá nos trabalhos de maturidade de Foucault, isto é, em seus trabalhos das décadas de setenta e oitenta. Para tanto, lançaremos mão de obras dos dois autores e de alguns comentadores que abordam o tema, sem pretender, no entanto, esgotar o assunto, ou seja, lançando uma pista de pesquisa.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,219

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Reconciliação com a História: Foucault do estruturalismo ao pós-estruturalismo.Leonardo Masaro - 2018 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 6 (1):379-400.
Ist eine Synthesis a priori noch möglich? Zur heutigen Bedeutung der Lehren Kants und Husserls von der transzendentalen Synthesis.Andrei Patkul - 2016 - Meta: Research in Hermeneutics, Phenomenology, and Practical Philosophy 8 (2):371-395.

Analytics

Added to PP
2021-02-11

Downloads
10 (#1,129,009)

6 months
3 (#902,269)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references