Os leigos em Medellín: memórias e novas perspectivas

Horizonte 16 (50):632-647 (2018)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O artigo que apresentamos tem a intenção de refletir sobre a vocação e missão dos leigos descritas no Documento de Medellín, dedica-se a um resgate das memórias que podemos colher, depois de 50 anos, mas, também, em atenção às novas perspectivas que o próprio documento nos traz, hoje. Medellín foi um marco importante para a história da Igreja da América Latina e voltar a esta conferência pode nos oferecer novas pistas e novos entendimentos para situações que vivemos hoje, tanto na Igreja quanto na sociedade. Assim como o Concílio Vaticano II, Medellín foi importante para uma nova posição dos leigos na Igreja e para um novo entendimento de sua ação na sociedade, com autonomia e responsabilidades próprias. Neste artigo, daremos atenção ao Concílio Vaticano II e a sua recepção criativa em Medellín. Exploraremos aspectos do capítulo que trata exclusivamente dos leigos e, na sequência, discorreremos sobre algumas questões que o tema provoca e que, depois de 50 anos, mostram-se atuais e oferecem novos caminhos.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,202

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Marcadores conversacionales de voseo en el habla coloquial de Medellín, Colombia.Carlos García & Adriana Ortiz - 2018 - Logos: Revista de Lingüística, Filosofía y Literatura 28 (1):12-29.
Novas normas de transliteração.Novas Normas - 2014 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 12:193-194.
Memorias sumergidas, memorias emergentes.Carolina Anabel Bravi - 2012 - Aletheia: Anuario de Filosofía 3 (5).

Analytics

Added to PP
2018-09-06

Downloads
14 (#934,671)

6 months
5 (#544,079)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references