Platão como artista

Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 12:57-64 (2014)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Tendo em vista a postura crítica de Platão relativamente à arte “mimética”, pode causar surpresa que quase todos os diálogos dele se apresentem, não obstante a riqueza e a variedade do seu conteúdo doutrinal, também como criações literárias de caráter eminentemente artístico, ou seja, como produtos poeticamente bem organizados, e, enquanto tais, pertencentes exatamente àquela arte “mimética” que ele, Platão, considera tão nociva e perigosa que até recomenda proibir e bani-la da cidade. O que pode explicar essa aparente contradição é o fato de a crítica platônica visar não simplesmente qualquer forma de produção artística, mas, em primeiro lugar, o ofício duvidoso daquele tipo de artista que, por não ter acesso à esfera da verdade, trabalha como ilusionista e criador de meros fantasmas e, praticando esta “arte”, pretende fazer se passar por sábio e educador competente do povo. Para quem conseguiu, no entanto, diferentemente de tal “imitador de sombras”, deixar para trás o mundo da ilusão e encontrar, ou, como o filósofo, construir o caminho para o verdadeiro saber, a arte mimética representa um recurso absolutamente legítimo, já que ela, neste caso, não se realiza mais em forma de uma “imitação” enganadora de determinados objetos, mas como reprodução dos mesmos de forma mais “correta” e mais fiel possível, constituindo, assim, um importante recurso para preparar e familiarizar o leitor com um modo particular de pensamento filosófico, o que significa em Platão: demonstrar que, para ele, um dos motivos mais importantes consistiu em mostrar que Filosofia não se reduz ao mero conhecimento de certas doutrinas filosóficas, mas significa, em primeiro lugar, aprender filosofar

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,164

External links

  • This entry has no external links. Add one.
Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

A afinidade entre arte e conhecimento em Platão,Nietzsche e Heidegger.Cláudia Drucker - 1999 - Philósophos - Revista de Filosofia 4 (2):07-20.
A pólis ideal da república de platão E a constituição de esparta.Tatiana Maria Gandelman de Freitas - 2011 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 2 (23):21-27.
Belleza y formación en el pensamiento de Platón.Juan Carlos Mansur - 2011 - Conjectura: Filosofia E Educação 16 (1):83-97.
Os sentidos da Eleuthería na República de Platão.Anastácio Borges de Araújo Júnior - forthcoming - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental.
A bela ordem incorpórea no filebo de Platão.Rodolfo Rachid - 2012 - Trans/Form/Ação 35 (2):3-29.
Performance e Élenkhos no Íon de Platão.Fernando Muniz - 2012 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 9:17-25.
Ciência inspirada E inspiração científica: Platão Pensa a poesia no íon.Tatiana Maria Gandelman de Freitas - 2011 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 1 (22):89-94.
Negação e diferença em Platão.Eliane Christina de Souza - 2010 - Trans/Form/Ação 33 (1):1-18.
A oposição phúsis / tékhne em Plotino.Luc Brisson - 2013 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 10:63-72.
Bergson e a busca metódica do tempo perdido.Izilda Johanson - 2004 - Trans/Form/Ação 27 (2):21-29.

Analytics

Added to PP
2014-01-28

Downloads
1 (#1,859,155)

6 months
1 (#1,428,112)

Historical graph of downloads

Sorry, there are not enough data points to plot this chart.
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Christian Viktor Hamm
Federal University of Santa Maria

Citations of this work

Plato as artist.Christian Viktor Hamm - 2014 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 12:57-63.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references