A pandemia de 2020: prelúdio de um neoliberalismo renovado?

Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11:e38 (2020)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O artigo aborda, a partir de uma perspectiva filosófica, a relação entre a pandemia gerada pela Covid-19 e a produção de subjetividades em um contexto global de neoliberalismo. O alastramento do coronavírus mundialmente, e a incapacidade dos sistemas de saúde em diversos países em atender a todos que necessitam, suscitou interpretações em que a presente crise de saúde mundial representaria um golpe fatal contra o modelo neoliberal vigente, de modo que tal episódio poderia significar um indício de enfraquecimento do capitalismo. Com base nos estudos sobre a governamentalidade neoliberal e a formação do saber médico realizados por Michel Foucault, pretende-se sustentar a hipótese de que, em verdade, a atual pandemia pode representar o surgimento de um neoliberalismo revigorado. Uma governamentalidade produtora de sujeitos docilizados, ao mesmo tempo, para a aceitação de mudanças bruscas em suas condições de vida e para a busca da produtividade sob a forma do empreendedor de si.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,349

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Pandemia e o colapso do neoliberalismo.Loiane Prado Verbicaro - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11:e3.
Contaminação do mundo da vida: que filosofia surge de um espirro?Eduardo De Borba - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11:e37.
Algumas reflexões sobre pandemia e filosofia no Brasil.Eduardo Brandão - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11:e18.
A Ontologia da Semiformação em tempos de neoliberalismo.Bruno Pucci - 2018 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 63 (2):595-613.
Modelos científicos em tempos de pandemia.Alexander Maar - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11:e31.

Analytics

Added to PP
2020-07-14

Downloads
37 (#420,900)

6 months
6 (#504,917)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references