Tradição, Tomismo e Teísmo na Filosofia Moral de Alasdair MacIntyre

Pensando - Revista de Filosofia 9 (18):235 (2019)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Alasdair MacIntyre ao realizar uma série de críticas à moralidade e filosofia moral modernas e contemporâneas defende a tese de que o desacordo moral e a ausência de justificação racional para a moralidade é fruto do abandono do elemento teleológico da ética, especialmente do abandono da ética aristotélica, o que o leva a propor a retomada da ética teleológica de Aristóteles. Essa retomada é justificada com a teoria da racionalidade das tradições, por meio da afirmação de que o modo tradicional de investigação é o melhor e que a tradição aristotélico-tomista corresponde a uma tradição moral superior às suas rivais. Com sua adesão a essa tradição MacIntyre vai apontar Tomás de Aquino como o teórico que conseguiu reunir todas as características do modo tradicional de investigação moral, integrando a tradição aristotélica e a agostiniana, o que fez com que o próprio MacIntyre se aproximasse e se apropriasse cada vez de elementos fundamentais do Tomismo. O Tomismo de MacIntyre, por sua vez, sofre uma série de críticas e objeções, especialmente em relação às tensões que se estabelecem no interior do pensamento do autor, que em After Virtue prometia um pensamento secular e pragmático. Este trabalho tratará dessa tensão e de algumas críticas direcionadas ao Tomismo de MacIntyre.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 76,419

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Verdade e Moralidade em Alasdair MacIntyre.Helder Buenos Aires de Carvalho - 2020 - Pensando - Revista de Filosofia 11 (22):52.
Macintyre’s after virtue: A phenomenological reading.Calleb Bernacchio - 2014 - Cadernos Do Pet Filosofia 5 (9):40-47.
MacIntyre para Teólogos/MacIntyre to Theologians.Elton Vitoriano Ribeiro - 2015 - Pensando: Revista de Filosofia 6 (11):85-100.

Analytics

Added to PP
2021-05-13

Downloads
1 (#1,501,023)

6 months
1 (#452,962)

Historical graph of downloads

Sorry, there are not enough data points to plot this chart.
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references