Um trampolim para a eternidade

Cadernos Espinosanos 43:131-154 (2020)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O objetivo deste artigo é exibir uma via pela qual a mente humana pode alcançar uma perspectiva eterna da natureza. Espinosa expôs a possibilidade de nossa mente compreender a essência dos corpos sob uma perspectiva eterna, que não está relacionada com a existência atual e presente dos corpos. Neste sentido, pretendo mostrar a importância em direcionarmos nosso entendimento à busca de uma via que supere o ponto de vista da duração, tão fundamental para a realização do verdadeiro conhecimento da Natureza. Conhecimento que exigirá algo mais do que interpretações, significantes e significados. No Tratado Teológico-Político, notamos que nossa mente, só pelo fato de conter em si, objetivamente, “a natureza de Deus e dela participar, tem o poder de formar certas noções que explicam a natureza das coisas”. Se quisermos, realmente, entender a Natureza, precisamos nos considerar de maneira interna, e não externa a ela. Mostraremos que apenas através de uma análise não antropocêntrica dos gêneros do conhecimento de Espinosa podemos vislumbrar a conciliação entre a essência da Substância e a essência do modo e, assim, participar adequadamente da Natureza. “Por fim, vemos também que o raciocínio não é o mais importante em nós, mas somente como uma escada que nos permite nos elevarmos ao lugar almejado”.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,219

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Considerações sobre a definição de eternidade na Ética de Espinosa.Marcos Gleizer - 2009 - Cadernos de História E Filosofia da Ciência 19 (1).
A aversão do cristianismo à natureza em Feuerbach.Eduardo Ferreira Chagas - 2010 - Philósophos - Revista de Filosofia 15 (2):57-82.
Questões de Método na Física B2 de Aristóteles.Arlene Reis - 2006 - Cadernos de História E Filosofia da Ciéncia 16 (1).

Analytics

Added to PP
2020-12-30

Downloads
6 (#1,389,828)

6 months
3 (#902,269)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

The radical Spinoza.Paul Wienpahl - 1979 - New York: New York University Press.
Spinoza. L'expérience et l'éternité.Pierre-françois Moreau - 1997 - Tijdschrift Voor Filosofie 59 (4):732-733.

Add more references