Pragmatic clarifications and dispositions in Peirce’s How to Make our Ideas Clear

Cognitio 18 (1):45 (2017)
  Copy   BIBTEX

Abstract

A “prova” do pragmatismo e, em geral, a ideia que a relevância da máxima pragmatista tinha que ser “provada”, é uma questão controversa. Devemos ter cautela antes de considerá-la. Christopher Hookway dedicou um livro a essa mesmíssima questão e os argumentos, frequentemente, envolvem a consideração de ínfimos detalhes dos escritos tardios de Peirce, bem além do âmbito deste trabalho. Contentar-me-ei aqui com um enigma, lógica e cronologicamente precedente: acadêmicos assumem, há muito tempo, que Peirce aplicou, em um novo contexto lógico e metafísico, a doutrina de Bain de que uma crença era uma “prontidão para agir” e que essa aplicação forneceu o cerne do primeiro pragmatismo de Peirce. Penso que mesmo nos primeiros textos, isto não é bem assim e, contrariamente ao que é frequentemente considerado, disposições à ação não desempenham um papel tão óbvio nas Ilustrações da Lógica da Ciência. Em suma, não está claro se os exemplos de Peirce foram, na época, exemplos pragmáticos. A primeira seção deste trabalho apresenta um roteiro preliminar para aferir as diversas dimensões do pragmatismo de Peirce na década de 1870; a segunda aborda o suposto papel do disposicionalismo em Como Tornar Nossas Ideias Claras ; a terceira apresenta algums elementos contextuais que podem explicar o “surto” de disposicionalismo em 1878.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,219

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Peirce.Guido Vallejos - 1999 - Cinta de Moebio 5.
Peirce's clarifications of continuity.Jérôme Havenel - 2008 - Transactions of the Charles S. Peirce Society 44 (1):pp. 86-133.

Analytics

Added to PP
2021-03-31

Downloads
6 (#1,389,828)

6 months
5 (#544,079)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Mathias Girel
École Normale Supérieure

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

The collapse of the fact/value dichotomy and other essays.Hilary Putnam - 2002 - Cambridge, MA: Harvard University Press.
Peirce and the Threat of Nominalism.Paul Forster - 2011 - New York: Cambridge University Press.
Peirce and the Threat of Nominalism.Paul D. Forster - 1992 - Transactions of the Charles S. Peirce Society 28 (4):691.
The Development of Peirce's Philosophy.Murray G. Murphey - 1961 - Transactions of the Charles S. Peirce Society 30 (3):667-685.

View all 8 references / Add more references