Sócrates ‘retórico’ entre o público e o privado: contradição ou ironia no Fedro, de Platão?

Prometeus: Filosofia em Revista 10 (22) (2017)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Conceber um elogio à retórica na obra de Platão, notoriamente conhecido pela sua crítica aos sofistas e aos retóricos é, no mínimo, desconcertante. Mais que isso, suscita questões que desafiam o leitor a novas interpretações. Isso é o que parece ocorrer no Fedro. Diálogo considerado de maturidade, o Fedro põe em interlocução Sócrates e o personagem homônimo que se identifica como discípulo de Lísias. Em toda a primeira parte do diálogo, não somente a retórica e o estilo da peça lida por Fedro é enaltecido e elogiado, mas também avaliado criticamente, como também o jovem personagem consegue façanha inusitada: fazer Sócrates, ele próprio, proferir dois longos discursos que são variações do mesmo tema – o amor. A proposta de leitura que oferecemos para essa passagem, que inclui o prólogo e o entorno dos três discursos apresentados no Fedro consiste em observar que os discursos retóricos e os comentários críticos e elogiosos acerca deles proferidos só se revelam possíveis fora de uma audiência pública, mas em âmbito privado, em localidade erma fora dos muros de Atenas, um cenário atípico para uma prática atípica que Platão atribui aos seus personagens.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,423

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Eros e Philia na filosofia Platônica.Maria Aparecida de Paiva Montenegro - 2014 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 13:121-129.
O discurso Das fábulas de fedro.Vivian de Azevedo Garcia Salema - 2012 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 1 (24):59-69.
Ética e aprendizagem em Platão.Jayme Paviani - 2011 - Hypnos. Revista Do Centro de Estudos da Antiguidade 27:246-259.
A atualidade dos mitos presentes na obra de Platão.Izabela Aquino Bocayuva - 2014 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 13:115-120.
Heráclito e heraclitismo no Crátilo de Platão.Luisa Buarque - 2015 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 15:135-141.
Educação, costumes e leis como bases para a promoção das virtudes cívicas no Protágoras e na República.Guilherme Motta - 2014 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 12:103-112.

Analytics

Added to PP
2019-07-27

Downloads
9 (#1,228,347)

6 months
7 (#418,426)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references