Continuísmo e Descontinuísmo em Mental Time Travel: a relação entre memória e imaginação

Revista Eletrônica Frontistés 12 (21):1-9 (2018)
  Copy   BIBTEX

Abstract

No presente artigo apresentarei a teoria do mental time travel, sendo esta uma teoria relativamente recente que coloca a memória episódica como uma forma de viajar mentalmente no tempo. Apresentarei também as duas teorias que disputam acerca da natureza dos processos de mental time travel, a saber, o continuísmo e o descontinuísmo. O continuísmo é a teoria onde afirma-se que a imaginação e a memória são ocorrências mentais do mesmo tipo, e que a única diferença existente entre ambas é a orientação temporal, pois na memória o indivíduo viaja mentalmente para o passado e na imaginação ele viaja mentalmente para o futuro. O descontinuísmo é a teoria que afirma que, para além da orientação temporal, há uma diferença de tipo entre a memória e a imaginação. Além disso, farei uma exposição das semelhanças e concordâncias existentes entre o continuísmo e o simulacionismo, sendo esta última uma teoria mais ampla sobre a natureza da memória episódica, cuja tese central afirma que a memória episódica é fruto de um sistema de simulação. Explicarei também porque o descontinuísmo é compatível com a teoria causal da memória, sendo esta a teoria que afirma que a memória deve possuir uma conexão causal com o passado.

Links

PhilArchive

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

A Experiência Consciente Enquanto Produto da Memória.Glaupy Fontana Ribas - 2018 - In Felipe Rocha L. Santos, José Leonardo Ruivo & Waldomiro José da Silva Filho (eds.), Anais da v Conferência da Sociedade Brasileira de Filosofia Analítica. Pelotas: Editora UFPEL. pp. 188-194.
Qual a motivação para se defender uma teoria causal da memória?César Schirmer Dos Santos - 2018 - In Juliano Santos do Carmo & Rogério F. Saucedo Corrêa (eds.), Linguagem e cognição. Pelotas: NEPFil. pp. 63-89.
La teoría de Ricoeur sobre el reconocimiento: sus aplicaciones para la memoria y la historia.Rosa Belvedresi - 2018 - Páginas de Filosofía (Universidad Nacional del Comahue) 18 (21):9-28.
The Time Machine in Our Mind.Kurt Stocker - 2012 - Cognitive Science 36 (3):385-420.
Israel, Pueblo de la Memoria.Gabriel Amengual Coll - 2014 - 'Ilu. Revista de Ciencias de Las Religiones 19:7-25.
Performance, performatividad y memoria.Diana Paola Triana Moreno - 2018 - Cuestiones de Filosofía 22 (4):17-34.
Memória humana e teatro.Edna de Souza Alves & Marcos Antônio Alves - 2001 - Trans/Form/Ação 24 (1):91-100.

Analytics

Added to PP
2019-04-26

Downloads
2,700 (#2,772)

6 months
166 (#17,404)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Glaupy Fontana Ribas
Federal University of Santa Maria

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

Memory as mental time travel.Denis Perrin & Kourken Michaelian - 2017 - In Sven Bernecker & Kourken Michaelian (eds.), Routledge Handbook of Philosophy of Memory. Routledge. pp. 228-239.

Add more references