A Experiência Consciente Enquanto Produto da Memória

In Felipe Rocha L. Santos, José Leonardo Ruivo & Waldomiro José da Silva Filho (eds.), Anais da v Conferência da Sociedade Brasileira de Filosofia Analítica. Pelotas: Editora UFPEL. pp. 188-194 (2018)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O objetivo do presente trabalho é contrapor duas teorias que buscam explicar quais processos neurais dão origem a experiência consciente. Em um primeiro momento apresentarei a teoria de Peter Carruthers, que afirma que o fluxo de consciência surge a partir da memória de trabalho. Posteriormente apresentarei a teoria de Matt e Bill Faw, na qual a consciência é equivalente a uma memória, surgindo, portanto, dos mecanismos formadores da memória episódica. Mesmo que ambas sejam teorias afirmem que a consciência surge a partir da memória, os mecanismos neurais da memória de trabalho e da memória episódica são bastante diferentes, o que acarreta em implicações muito distintas em ambas as teorias. Apresentarei também o relato de caso do paciente H.M., pois este serve para que possamos testar ambas as teorias e verificar qual delas consegue fornecer uma explicação plausível do caso. E, por fim, utilizando critérios como coerência teórica e embasamento empírico, argumentarei que a teoria de Peter Carruthers é a teoria que melhor explica os mecanismos geradores da experiência consciente.

Links

PhilArchive

External links

  • This entry has no external links. Add one.
Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Lecturas y escrituras de la memoria: narraciones de la experiencia en Walter Benjamin.Daniela Oróstegui Iribarren - 2015 - Logos: Revista de Lingüística, Filosofía y Literatura 25 (1):53-64.
Qual a motivação para se defender uma teoria causal da memória?César Schirmer Dos Santos - 2018 - In Juliano Santos do Carmo & Rogério F. Saucedo Corrêa (eds.), Linguagem e cognição. Pelotas: NEPFil. pp. 63-89.
La teoría de Ricoeur sobre el reconocimiento: sus aplicaciones para la memoria y la historia.Rosa Belvedresi - 2018 - Páginas de Filosofía (Universidad Nacional del Comahue) 18 (21):9-28.
Israel, Pueblo de la Memoria.Gabriel Amengual Coll - 2014 - 'Ilu. Revista de Ciencias de Las Religiones 19:7-25.
La memoria de las empresas y la recuperación de su pasado: la relación entre memoria e historia (empresarial).Carmen Erro Gasca - 2006 - In Rafael Alvira, Héctor Ghiretti & Montserrat Herrero López (eds.), La Experiencia Social Del Tiempo. Ediciones Universidad de Navarra.
Memória humana e teatro.Edna de Souza Alves & Marcos Antônio Alves - 2001 - Trans/Form/Ação 24 (1):91-100.
Poder e limites da razão em Agostinho.Mariana Paolozzi Sérvulo da Cunha - 2013 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 58 (3):598-609.

Analytics

Added to PP
2019-03-29

Downloads
123 (#141,992)

6 months
1 (#1,459,555)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Glaupy Fontana Ribas
Federal University of Santa Maria

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

Action in Perception.Alva Noë - 2004 - MIT Press.
Varieties of presence.Alva Noë - 2012 - Cambridge, Mass.: Harvard University Press.
A Study of Concepts.Christopher Peacocke - 1992 - Studia Logica 54 (1):132-133.
Does perception have a nonconceptual content?Christopher Peacocke - 2001 - Journal of Philosophy 98 (5):239-264.

View all 8 references / Add more references