Pensando a formação ética discente: contribuições das perspectivas aristotélica e kantiana [Book Review]

Conjectura: Filosofia E Educação 23 (3):492-512 (2018)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Este artigo busca oferecer alguns subsídios conceituais para pensar o sujeito ético, uma vez que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação estabelece, entre as finalidades da educação no Ensino Médio, “o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico”. Assim, pergunta-se: O que significa ser ético? Um ser aprimorado em sua humanidade é também um ser ético? Um ser ético é também autônomo e crítico? Visando a lançar luz a essas questões, este artigo adota como referência a ética finalista aristotélica e a ética racional kantiana, buscando apresentar as ideias centrais dessas teorias, assim como os aspectos convergentes para se pensar a figura do agente ético a ser preparado pela escola. O texto está dividido em cinco itens, precedidos por uma introdução. O primeiro discute os conceitos de moral e ética buscando defini-los a partir da origem etimológica. O segundo item aborda algumas das principais ideias da ética finalista aristotélica, visando a subsídios para pensar o sujeito ético. O terceiro item, com o mesmo propósito do anterior, expõe as teses centrais da ética racional kantiana. O quarto busca pontos convergentes entre a ética aristotélica e a kantiana, propugnando que ser ético pressupõe, também, ser autônomo e crítico. Por fim, o último item retoma as principais ideias do texto e apresenta as considerações finais. Palavras-chave: Ética. Filosofia da educação. Aristóteles. Kant.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 90,616

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

A Ética Kantiana E A Possibilidade Do Altruísmo.Jurgen Stolzenberg & Hans Klotz - 2009 - Philósophos - Revista de Filosofia 14 (2):183-208.
Argumentación y Método en la Etica Eudemia.Héctor Zagal Arreguín - 1994 - Tópicos: Revista de Filosofía 7 (1):43-65.
Educação e servidão em Espinosa.Fernando Bonadia de Oliveira - 2013 - Filosofia E Educação 5 (1):210-233.
Ética E ontologia em Kant E Tugendhat.Daniel Christino - 2001 - Philósophos - Revista de Filosofia 6 (1/2).
Ética e poder. A sujeição política, novo dilema ético.Castor Mari Martín Bartolomé Ruiz - 2008 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 53 (2):35-50.

Analytics

Added to PP
2018-12-27

Downloads
20 (#656,247)

6 months
3 (#445,838)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?