Autômatos, Androides e Bergson ou A percepção e a Extensão em seres artificiais da Ficção: Um olhar Bergsoniano

Dissertation, Universidade Federal Do Abc (2016)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Androides são "autômatos com forma humana" . Enquanto robôs são "aparelhos automáticos capazes de manipular objetos ou executar operações segundo um programa". Assim podemos dizer que um androide pode ser considerado um robô, mas nem todo robô é um androide. Devido à diversidade de gêneros, foi criado o termo ginóide, separando-se assim os androides de aparência masculina (andros) da feminina (ginos). A propagação destes se deu à ficção cientifica, em livros de Isaac Asimov, em seriados para televisão como Jornada nas Estrelas, em filmes para o cinema, como Guerra nas Estrelas e A.I.: Inteligência Artificial, e diversos outros meios de cultura e entretenimento, teatro inclusive. As obras citadas possuem androides que sentem; que percebem o mundo, mesmo à sua maneira, e com isso eles interagem com o ambiente, e, logicamente, com os objetos à sua volta. Para este ensaio, o principal "androide de estudo" será Data, de Jornada nas Estrelas, A Nova Geração 3 4 , e também alguns filmes posteriores. Assim, este pequeno ensaio tem como objetivo verificar se, a percepção, a extensão sensorial e porque não, a relação entre Corpo e Espírito de Bergson, podem ser aplicados a robôs e androides da Ficção, e talvez os da não ficção. Para tanto, precisaremos percorre por todos os sentidos, pela memória, e talvez até pelos sonhos, pois como já perguntava Phillip K Dick em seu livro que inspirou Blade Runner: "Androides Sonham com Ovelhas Elétricas?".

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,349

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Life, thinking and phenomenology in the early Bergson.Dan Zahavi - 2010 - In Michael R. Kelly (ed.), Bergson and phenomenology. New York: Palgrave-Macmillan. pp. 118--133.
História e Ficção em Peirce e Foucault.Attila Piovesan - 2017 - Clareira: Revista de Filosofia da Região Amazônica 4 (4):234-251.
Sinneswahrnehmug bei Hugo und Bernhard.Ralf Stammberger - 2004 - Revista Portuguesa de Filosofia 60 (3):687-706.

Analytics

Added to PP
2019-09-16

Downloads
36 (#431,270)

6 months
8 (#352,434)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Sandro Rinaldi Feliciano
Universidade Federal do ABC

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references