Da justiça como princípio de vontade igualitária para a justiça como aumento de potência. Nietzsche e a justiça como meio de inversão da má consciência em aumento da potência afirmadora da vida

Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 63 (2):458-472 (2018)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Conceber a justiça como princípio que iguala, é colocar-se no processo contrário ao aumento da vida. É esta a ideia principal que se depreende dos escritos de Nietzsche, em especial, em Humano, demasiado humano e Para a Genealogia da moral. Compreendida como jogo de forças, a vida se eleva na medida em que, a ela, se opõe obstáculos, como é o caso da violência, da guerra, da ofensa e da exploração. À medida em que a justiça sacraliza a vingança, eleva os afetos reativos, colocando-se numa posição de hostilidade à promoção da vida. Pelo contrário, à justiça cabe romper com aquela instituição da lei que somente enxerga a proposição do prejudicado, para colocar-se ao lado do ser humano ativo, violento e excessivo. À justiça se liga, portanto, um valor biológico que eleva e estimula os afetos ativos que querem dominar e possuir, de modo a inverter a má consciência em boa consciência, substituindo a vingança e o ressentimento pela afirmação das forças. Em que medida a justiça, que lida sob este prisma biologicista, é capaz de dar conta daquilo que lhe compete enquanto promoção do bem comum?

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,202

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Justiça Integra - A teoria da Justiça como fairness em John Rawls.Sônia T. Felipe - 1997 - Philósophos - Revista de Filosofia 2 (1):101-108.
Justiça, liberdades básicas e as bases sociais do autorrespeito.Denilson Werle - 2014 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 13 (1):74-90.
Rawls E a justiça de fundo "background justice".Alcino Eduardo Bonella - 2001 - Philósophos - Revista de Filosofia 6 (1/2).
Soberania e Justiça em Rousseau.Thomaz Kawauche - 2013 - Trans/Form/Ação 36 (1):25-36.

Analytics

Added to PP
2018-11-17

Downloads
5 (#1,469,565)

6 months
1 (#1,459,555)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

Add more references