Por Que a Ciência Não Resolve Nossos Problemas?

Dialektiké 2 (2):3-37 (2015)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Além de responder à pergunta título, pretende-se também apresentar as linhas gerais de um caminho que vem sendo proposto por alguns pensadores sobre de que modo a ciência poderia se modificar de modo a que pudéssemos utilizá-la para resolver nossos principais problemas. Para tanto iniciaremos explicitando o que consideramos as características mais fundamentais da racionalidade científica hegemônica, a saber: o atomismo e o método axiomático. Em seguida, apresentamos alguns conhecidos problemas das ciências, evidenciando suas relações com estas características fundamentais. Tais problemas são tanto epistemológicos e metodológicos, internos ao próprio conhecimento, quanto éticos, relacionados às suas consequências. Em seguida, indicamos como a forte interconexão destes dois tipos de problemas pode ser compreendida quando entendemos a ciência de modo instrumental como uma resposta ao interesse de previsão para manipulação e controle. Por fim, partindo do reconhecimento do caráter contingente e socialmente construído do conhecimento científico, inclusive de suas características fundamentais, respondemos à questão título e apontamos, ainda de modo incipiente, algumas possibilidades de modificações metodológicas que têm sido propostas nos últimos anos. Em especial, apresentamos as que foram rotuladas de complexidade e a transdisciplinaridade, indicando algumas questões e possíveis linhas de pesquisa que estas abordagens suscitam.

Similar books and articles

Ciência, experimento e história em Bacon.Plinio Junqueira Smith - 2017 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 5 (1):7-36.

Analytics

Added to PP
2019-05-18

Downloads
345 (#55,495)

6 months
73 (#57,598)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Daniel Durante
Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

Two Dogmas of Empiricism.W. Quine - 1951 - [Longmans, Green].
The Philosophy of Logical Atomism.Bertrand Russell - 1940 - Open Court. Edited by David Pears.
Two Dogmas of Empiricism.W. V. O. Quine - 1951 - In Robert B. Talisse & Scott F. Aikin (eds.), The Pragmatism Reader: From Peirce Through the Present. Princeton University Press. pp. 202-220.
Two Dogmas of Empiricism.John G. Kemeny - 1951 - Journal of Symbolic Logic 17 (4):281-283.
The Philosophy of Logical Atomism.Bertrand Russell - 1918 - The Monist 29 (3):345-380.

View all 6 references / Add more references