Os direitos humanos na democracia cosmopolita segundo Habermas

Griot : Revista de Filosofia 14 (2):375-392 (2016)
  Copy   BIBTEX

Abstract

A propósito da comemoração do bicentenário da obra de Kant Rumo à paz perpétua, Habermas apresenta uma proposta de reconstrução discursiva do cosmopolitismo que contesta a renovação das objeções realistas de Carl Schmitt, segundo a qual só o retorno ao jus publicum Europaeum possibilita a limitação das guerras, enquanto o universalismo moral, conduziu a uma confusão dos valores do político com os da moral e serviu de fundamento para que a organização cosmopolita transformasse os interesses particulares de uma das partes em valores universais da humanidade e os negasse a outra parte, provocando a criminalização do inimigo e originando as guerras totais. Contudo, Habermas observa que este fundamentalismo dos direitos humanos somente pode ser evitado por uma reconstrução discursiva que mostra que os direitos humanos não são direitos morais e que a formação de uma democracia cosmopolita, é a única capaz de permitir uma aplicação procedimental dos direitos humanos.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,202

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

O fundacionalismo filosófico em direitos humanos.Rodolfo de Freitas Jacarandá - 2018 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 17 (1):99-124.
Vision weltrepublik – demokratie im zeitalter der globalisirung.Otfried Höffe - 2001 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 46 (1):5-18.
A concepção política dos direitos humanos: algumas objeções.Nunzio Ali - 2021 - Griot : Revista de Filosofia 21 (1):367-378.

Analytics

Added to PP
2021-04-24

Downloads
4 (#1,556,099)

6 months
2 (#1,157,335)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Aylton Durão
Universidade Federal de Santa Catarina

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references