Nota sobre a natureza da mulher na comunidade familiar e política segundo Platão, Aristóteles e Hegel

Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 17 (2):159-177 (2018)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Este artigo pretende mapear, comparativamente, o lugar destinado à mulher no interior dos sistemas políticos de Platão, Aristóteles e Hegel a partir de um breve esboço de suas concepções sobre a natureza humana e a natureza feminina. Pretender-se- á indicar em que medida há uma relação, ora de tensão, ora de complementaridade, no modo como elementos descritivos e prescritivos operam para circunscrever o espaço da mulher à esfera privada do lar, no caso das perspectivas aristotélica e hegeliana, e como a subordinação de elementos descritivos a elementos prescritivos permitem que a mulher ascenda à esfera pública sob a perspectiva platônica. Após traçar esse esboço, buscar-se- á sugerir como essa tensão, no caso da filosofia política de Hegel, resultará, por um lado, numa explícita negação dos direitos políticos da mulher e, por outro, na possibilidade de vislumbrar a igualdade civil e política entre homens e mulheres a partir de um dispositivo interno e inerente ao sistema hegeliano, a saber, a noção de “segunda natureza” como reposição ética do natural.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,386

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Hegel e os conceitos hobbesianos de estado de natureza e de natureza humana.Paulo Roberto Konzen - 2016 - Clareira: Revista de Filosofia da Região Amazônica 3 (1):122-141.
Montaigne e a natureza humana no feminino.Maria Célia da Veiga França - 2012 - Kriterion: Journal of Philosophy 53 (126):449-461.
Pólis, eticidade e intersubjetividade.Tomás Jobin Coutinho Lopes - 2017 - Revista Opinião Filosófica 8 (1):392-403.

Analytics

Added to PP
2019-07-06

Downloads
5 (#1,514,558)

6 months
1 (#1,516,429)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references