Comentários literários, estilísticos E sintáticos sobre O epodo XI de horácio

Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 2 (23):29-44 (2011)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Augusto foi um governante admirável que, durante o longo tempo de seu império, fez com que a paz reinasse em Roma e com ela o mundo prosperasse. Pode-se considerar que durante seu império ocorreu o período mais produtivo da literatura latina. Apesar de o imperador ter se esforçado em garantir o triunfo da tradição romana, os modelos preferíveis sempre foram as produções gregas. A influência do helenismo revelava-se nas obras de escritores como, por exemplo, Horácio, considerado o mais autobiográfico de todos os poetas latinos. Através de suas obras, o poeta deixa pistas valiosas a respeito dos diferentes momentos de sua vida. Com perfeição, nitidez e precisão, Horácio compôs as Sátiras, os Epodos, as Odes, as Epístolas e o Canto Secular. Legou às letras latinas uma poesia ao mesmo tempo familiar, nacional e religiosa, que fizeram com que fosse considerado como modelo de virtudes clássicas de equilíbrio e medida. A presente pesquisa tem como objeto a análise do Epodo XI, uma poesia confidencial dirigida a um amigo, a quem confessa sofrer por amor. O sentimento amor tem o sinônimo de sofrimento, tema que fazia parte do helenismo. Neste trabalho, serão feitos comentários literários, estilísticos e sintáticos sobre o Epodo horaciano selecionado

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,219

External links

  • This entry has no external links. Add one.
Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Epodos E sátiras – magia?: O olhar crítico de horácio E Machado de assis.Idemburgo Frazão - 2009 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 1 (18):61-73.
As observações de Wittgenstein sobre O teorema de gödel.Camila Jourdan - 2013 - Philósophos - Revista de Filosofia 18 (2):61-104.
As relações de assimetria presentes nas fábulas de fedro sobre a prepotência.Aline Chagas dos Santos - 2010 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 1 (20):73-86.
Comentarios sobre" Contextualismo y externismo" de Robert Fogelin.Jay Rosenberg - 2000 - Teorema: International Journal of Philosophy 19 (3):71-79.
Comentarios sobre retrocausación de Phil Dowe.Víctor Rodríguez - 2005 - Enrahonar: Quaderns de Filosofía 37:113-121.

Analytics

Added to PP
2013-12-09

Downloads
14 (#934,671)

6 months
1 (#1,459,555)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references