Apresentação

Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 42 (2):181-182 (1997)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O propósito desta publicação é divulgar as atividades desenvolvidas no âmbito da linha de pesquisa Formação, Trabalho, Instituição, através da qual se articulam várias iniciativas de investigação que vêm sendo realizadas, em especial, junto ao Instituto de Filosofia e Ciências Humanas e Curso de Mestrado em Serviço Social da PUCRS e ainda com a equipe do Projeto Integrado "Urbanidade e Cidadania: processos de formação e instauração de saberes ", que reúne pesquisadores e bolsistas da PUCRS, UNISINOS e UFRGS, com apoio financeiro do CNPq e da F APERGS. Ao oferecer ao público resultados de investigações em andamento, está se apostando na idéia de que a pesquisa e o próprio pesquisador constituem-se antes de tudo como processo e não como algo acabado. Em outras palavras, pretende-se de alguma maneira evidenciar que o conhecimento, o domínio e as competências indispensáveis para atingir descobertas significativas, através da pesquisa, supõem uma formação que, gradativamente, vá instrumentando o futuro profissional com as ferramentas exigidas para o desempenho de tal métier. É dentro desse espírito que neste número incluímos textos elaborados pelos diversos pesquisadores envolvidos, independente do status acadêmico de cada um. Materializa-se, portanto, a concepção de que tanto a pesquisa quanto o pesquisador são produtos de um processo que envolve um trabalho de cunho pedagógico bastante atento e moroso, já que o tipo de cumplicidade que se estabelece entre ambos está intimamente associado com o rigor do conhecimento científico resultante dessa interação. Eis, pois, a principal explicação para os diversos graus de aprimoramento dos textos aqui publicados. Seus autores possuem níveis de capacitação significativamente diferenciados, em relação ao métier de pesquisador: desde o bolsista de iniciação científica ou de aperfeiçoamento, o mestrando e o mestre, até o professor-pesquisador - que desenvolvem suas investigações a partir de certos referenciais propostos pela linha de pesquisa referida - além dos pesquisadores cujos artigos se relacionam com a temática em questão, mesmo que com outras orientações teórico-metodológicas. Tal diferenciação é também reforçada pela inclusão de autores franceses, reconhecidos internacionalmente, cujos textos foram traduzidos para esta publicação, por se constituírem suportes teórico-metodológicos1 importantes para as pesquisas desenvolvidas pelos vários subprojetos vinculados à linha de pesquisa.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,164

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Apresentação.Julieta Beatriz Ramos Desaulniers - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (5):7-8.
Considerações sobre metodologia de pesquisa científica.José Adriano - 2005 - Revista de Cultura Teológica 53:75-92.
FORMAÇÃO E PESQUISA: condições e resultados.Julieta Beatriz Ramos Desaulniers - 1997 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 42 (2):183-204.
IMPRESSO: do folheto ao computador.Julieta Beatriz Ramos Desaulniers - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (5):141-150.
A formação médica na construção da competência E cidadania.Regina Monteiro - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (5):59-63.
Apresentação.Jayme Paviani - 1997 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 42 (4):815.

Analytics

Added to PP
2019-09-26

Downloads
7 (#1,310,999)

6 months
2 (#1,136,865)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references