Identidade, Movimento e Não-contradição em Platão e Aristóteles

Dissertation, Universidade São Judas Tadeu, Brazil (2013)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Platão trata no Parmênides das formas ideais e do seu modelo de identidade relacionando-o ao modelo de ser eleata através da noção de um. Tendo concluído a incompatibilidade entre este modelo de atribuição e os seres mutáveis em uma realidade múltipla, ele percebeu que a noção de não-ser deveria ser desvinculada do entendimento de Parmênides através da nova noção de não-ser como diferença apresentada no Sofista. Paralelamente, Aristóteles apresenta um ordenamento parecido através da sua teoria física sobre o movimento, baseada na ideia de contrários, e do princípio de não- contradição e identidade desenvolvidos na Metafísica. Em Aristóteles, contrariedade, contradição, movimento, mudança e identidade são conceitos fundamentais para se compreender em um nível elementar como ele trata o problema da relação entre conhecimento e contingencia.

Links

PhilArchive

External links

  • This entry has no external links. Add one.
Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

A identidade como grupo, o grupo como identidade.Claudio Garcia Capitão & José Roberto Heloani - 2007 - Aletheia: An International Journal of Philosophy 26:50-61.
Como usar a linguagem para precisar o movimento: uma disputa entre Platão e Heráclito.Celso Oliveira Vieira - 2015 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 15:97-104.
Não-reflexividade e quantificação.Jonas Becker Arenhart - 2012 - Principia: An International Journal of Epistemology 16 (1):33-51.

Analytics

Added to PP
2017-06-17

Downloads
1,995 (#4,321)

6 months
142 (#21,402)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

Aristóteles, Física I-II.Lucas Angioni - 2009 - Editora da Unicamp.
Necessidade, Teleologia e Hilemorfismo em Aristóteles.Lucas Angioni - 2006 - Cadernos de História E Filosofia da Ciéncia 16 (1):33-57.
La définition de l'ètre et la nature des idées dans le Sophiste de Platon.A. Diès - 1909 - Revue de Métaphysique et de Morale 18 (2):12-12.

Add more references