A brasilidade modernista: sua dimensão filosófica

Rio de Janeiro: Editora PUC-Rio (2016)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Ao ser lançado em 1978, A brasilidade modernista - sua dimensão filosófica ganhou notoriedade pelo ineditismo da abordagem do movimento modernista. Esta nova edição, amplamente revista pelo autor, mantém a organização e as teses do livro, mas a forma da exposição foi simplificada e aperfeiçoada. Por isso mesmo, fica realçada a ruptura de Eduardo Jardim com as teses inocentes que, ainda nos anos setenta, viam a Semana de 1922 como o ato fundador do Brasil moderno. O propósito de abordar filosoficamente o modernismo permanece e possibilita lançar luz sobre uma ampla gama de temas relativos ao nosso principal movimento de renovação cultural. Um deles é o da sua inserção em um debate de ideias que remonta às últimas décadas do século XIX. Graça Aranha aparece como a figura mediadora dessa inserção. A periodização do modernismo em duas fases - o primeiro tempo, de preocupações estéticas, e o segundo, tratando da brasilidade - ganhou visibilidade nesta nova edição. Na discussão da brasilidade foram considerados os pontos em comum entre as várias correntes do movimento, a partir de 1924. No entanto, duas posições aparecem contrastadas: a analítica, defendida por Mário de Andrade, e a intuitiva, que reúne Plínio Salgado e Oswald de Andrade. A vertente analítica propôs fazer o levantamento dos traços propriamente nacionais da cultura brasileira depositados nas manifestações de cultura popular. A intuitiva pretendeu apreender o caráter nacional de forma imediata, pelos sentimentos.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,219

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

A esthetica da vida..Graça Aranha - 1925 - Paris,: Garnier.
Conhecimento do Brasil.Wilson Chagas - 1972 - [Rio de Janeiro]: Paz e Terra.
Fear No Spirits: A Pilgrim’s Journey through the Brazilian Churches of Ayahuasca.Robert Tindall - 2005 - International Journal of Transpersonal Studies 24 (1):61-68.
What is Pragmatism in Brazil Today?Paulo Ghiraldelli & Cody Carr - 2005 - Studies in Philosophy and Education 24 (6):499-514.
Obra filosófica.Sílvio Romero & Luís Washington Vita - 1969 - Rio de Janeiro,: Livraria J. Olympio Editôra. Edited by Luís Washington Vita.

Analytics

Added to PP
2015-02-02

Downloads
8 (#1,249,165)

6 months
8 (#292,366)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references