Um estudo sobre os universais em Ideias I

Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 1 (2):43-62 (2017)
  Copy   BIBTEX

Abstract

A questão dos universais permanece tema na filosofia tanto na ontologia como na epistemologia. Em Husserl, há universais particulares, o ‘X’ noemático, o idêntico, e universais stricto sensu, nomes universais atemporais. Neste artigo, apresento o tema conforme analisado por Husserl em Ideias I. Na primeira seção, descrevo a trajetória até os universais destacando o paralelismo entre noese e noema. Na segunda seção, traço o reflexo para a filosofia da linguagem também afetada pela correspondência noético-noemática. Na terceira e última seção, mostro como a investigação sobre os universais move-se apenas na esfera noemática, e concluo defendendo a possibilidade de partindo do ‘X’ noemático alcançar o universal em sentido estrito.

Similar books and articles

Seria a redução fenomenológica husserliana tão radical?Ronaldo Manzi Filho - 2015 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 3 (1):143-157.
A questão dos universais: Suarez E o nominalismo.André Rangel Rios - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (3):671-682.

Analytics

Added to PP
2021-12-23

Downloads
469 (#38,685)

6 months
421 (#3,920)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Nathalie de la Cadena
Universidade Federal de Juiz de Fora

Citations of this work

No citations found.

Add more citations