Competência Discursiva: Um Caso Especial de Competência Comunicativa

Logeion Filosofia da Informação 6 (1):44-56 (2019)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Neste artigo quer-se delinear o conceito de competência discursiva como um caso especial de competência comunicativa, tanto quanto o Discurso é um caso especial de agir comunicativo. Parte-se da discussão de competência dentro do processo de aprendizagem e do desenvolvimento moral, e dentro dela a competência linguística e a competência comunicativa. Faz-se o desenvolvimento da noção de competência discursiva como capacidade de argumentar racionalmente, de reconhecer o outro e os seus argumentos e de fazer acordos em torno do melhor argumento. Inclui também a capacidade de universalizar o processo argumentativo. O desenvolvimento da competência discursiva está vinculado ao desenvolvimento moral de indivíduos, grupos sociais e sociedade. Conclui-se que existe sim uma competência discursiva e que esta pode ser desenvolvida, não apenas como habilidade técnica, mas também como desenvolvimento moral.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 90,616

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

The Literary Competence for the Spanish Foreign Language Classroom.Salvadora Luján-Ramón - 2015 - Human Review. International Humanities Review / Revista Internacional de Humanidades 4 (1).
CONSTRUÇÃO DE COMPETÊNCIA: uma demanda emergente.Marina P. De Arruda - 1997 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 42 (2):265-271.

Analytics

Added to PP
2023-01-12

Downloads
3 (#1,520,408)

6 months
3 (#447,120)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references