Hobbes, pandemia e bolsonarismo: um convite à desobediência civil

Investigação Filosófica 11 (2):13 (2020)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Neste trabalho, explicamos de que maneira a teoria do filósofo inglês do século XVII, Thomas Hobbes, pode ser aproveitada e aplicada, com as devidas proporções e limitações, ao atual contexto de pandemia no que circunscreve o Brasil. Mais especificamente, analisaremos a situação atual a partir de casos concretos do fenômeno definido como bolsonarismo, termo utilizado para se referir às políticas e à ideologia do atual Presidente da República Federativa do Brasil e seus filhos. Os seguidores do bolsonarismo são conhecidos por tratarem o presidente como uma espécie de herói que irá salvar a nação. Levando em consideração a teoria hobbesiana de origem contratual do Estado Moderno – visto que este último é a base política do Ocidente – em nossa investigação, iremos recorrer aos princípios propostos pelo filósofo seiscentista para avaliar as possíveis causas que levariam ao esfacelamento do Estado brasileiro frente à atual crise governamental agravada e gerada pela pandemia do novo coronavírus. Além disso, abordaremos a necessidade de dois elementos hobbesianos basilares para assegurar a soberania estatal plenamente: a autoridade política e a liberdade republicana. A posição defendida pelo autor será estudada a partir do _Leviatã_, obra que concentra a maior parte das discussões hobbesianas acerca da desobediência civil, em conjunto, certamente, com outros comentadores de peso e demais referenciais teóricos pertinentes. Por fim, trata-se de um convite à desobediência civil, associado a um autor que constrói a sua teoria a partir da submissão de súditos a um poder soberano.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,219

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Vida e poder – reflexões acerca da pandemia atual.Davi Maranhão De Conti - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11:e44.
A crise tecnocientífica: reflexões filosóficas sobre a pandemia.Gilmar Evandro Szczepanik - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11:e51.
Algumas reflexões sobre pandemia e filosofia no Brasil.Eduardo Brandão - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11:e18.
Desobediencia civil / disobbedienza civile (italia: Tan lejos, Tan cerca).Carlos S. Olmo Bau - 2006 - Daimon: Revista Internacional de Filosofía 39:95-104.

Analytics

Added to PP
2021-02-11

Downloads
23 (#644,212)

6 months
6 (#431,022)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

Leviathan.Thomas Hobbes - 1651 - Harmondsworth,: Penguin Books. Edited by C. B. Macpherson.
Liberdade e Livre-arbítrio em Hobbes.Yara Frateschi - 2007 - Cadernos de História E Filosofia da Ciência 17 (1).

View all 7 references / Add more references