A Themis Frente Aos Vícios: O Problema da Inveja Na Teoria da Justiça de John Rawls

Cadernos Do Pet Filosofia 1 (1):40-52 (2010)
  Copy   BIBTEX

Abstract

É reconhecido que a obra "Uma Teoria da Justiça" de John Rawls é um grande clássico da filosofia social e política contemporânea. Insatisfeito com a concepção utilitarista de justiça em fornecer uma análise satisfatória dos direitos e das liberdades dos cidadãos vistos como pessoas livres e iguais, Rawls procurou estabelecer quais os princípios de justiça que pessoas livres e racionais escolheriam se colocadas em uma situação de igualdade, a fim de definirem os termos fundamentais de sua associação. Contudo, diante de sociedades plurais, de indivíduos com tendências religiosas, políticas, psicológicas e sociais diferentes e divergentes, como estabelecer princípios de justiça que possam propiciar uma sociedade bem-ordenada? Qual o tipo de relação desses princípios em face às principais tendências psicológicas dos indivíduos, por exemplo, a inveja? Afinal, é possível separar avaliação moral e constituição psicológica?

Other Versions

No versions found

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 100,607

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Justiça, liberdades básicas e as bases sociais do autorrespeito.Denilson Werle - 2014 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 13 (1):74-90.
Contratualismo, utilitarismo e pluralismo na teoria da justiça de Rawls.Delmo Mattos - 2016 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 15 (1):85-109.

Analytics

Added to PP
2013-11-23

Downloads
155 (#146,819)

6 months
16 (#178,915)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references