Os adeptos de um Terreiro de Umbanda no interior da Bahia e sua relação com o processo doença-cura

Odeere 5 (9):352-378 (2020)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O sistema de saúde sumário tem levado uma considerável parte da população a buscar alternativas para o restabelecimento do seu bem-estar. Esse artigo analisa os motivos que levam muitos indivíduos a recorrerem à cura ou solução para diversos problemas, sejam eles de cunho físico/espiritual em espaços religiosos em especial no Terreiro de Umbanda, na cidade de Jitaúna – BA. Objetivamos compreender como se dá a construção das noções de saúde e doença a partir de uma visão religiosa do mundo e quais as influências dessa concepção na relação dos adeptos com a medicina ou com a procura de poderes sobrenaturais nos espaços religiosos. Trata-se de uma pesquisa etnográfica, de natureza qualitativa. Ao participar de atividades religiosas em espaço de terreiro, observamos e realizamos entrevistas semiestruturadas com três adeptos, incluindo o Pai de Santo. Percebemos que o Pai de Santo fornece sentido, orienta e ajuda as pessoas a resolverem e contornarem suas aflições cotidianas. Descreveremos o lócus de pesquisa observado, discorrendo sobre a chegada do enfermo, a consulta, a prescrição e o tratamento. É comum as pessoas se dirigirem aos Terreiros de Umbanda, diante de desequilíbrios emocionais, de instabilidades psicológicas, de problemas de saúde, alcoolismo e familiares por não encontrarem respostas em outras áreas do conhecimento. Palavras-chave: doença, cura, Umbanda.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,219

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Canguilhem: saúde, doença e norma.Alysson Leandro Mascaro - 2020 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 65 (1):e35902.
Entre Fenomenologia e Hermenêutica: A medicina como uma arte ética.Luiz Rohden - 2017 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 16 (2):243-266.

Analytics

Added to PP
2020-09-24

Downloads
14 (#934,671)

6 months
5 (#544,079)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Citations of this work

No citations found.

Add more citations